Paladar

Bebida

Bebida

O bom vinho à mesa torna

Boeuf à la bourguignonne

30 agosto 2012 | 08:00 por danielmarques

Ingredientes

1,5kg de coxão mole em cubos, 350g de toucinho em cubos, 400g de cogumelos, 12 minicebolas, 100g de manteiga, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, 150 ml de vinho tinto, salsinha, tomilho e 1 folha de louro

Preparo

Entuche pedaços de toucinho na carne e deixe marinar em vinho tinto com alho por 3 horas. Enxugue e refogue-a na manteiga. Retire e reserve. Na mesma panela, toste a farinha e, aos poucos misture a marinada e deixe ferver. Recoloque a carne na panela com o molho, junte as ervas (amarradas), o cogumelo, tampe e cozinhe em fogo baixo por 4 horas. À parte, afervente o toucinho, enxugue, escorra e refogue com 2 colheres (de café) de manteiga. Retire, escorra e na mesma panela refogue a cebola e reserve. Retire a carne, peneire o molho e ponha-os numa caçarola, com a cebola, os cogumelos o toucinho, tampe e leve ao forno baixo por uma hora.

Panna cotta de kir royal

Ingredientes

1 frango (1,5 kg) em 8 pedaços

250g de cogumelos frescos

1/2 garrafa de vinho branco

200 ml de creme de leite

2 cebolinhas picadas

2 colheres (sopa) azeite

80g de manteiga

1 colher (sopa) vinagre

1 pitada de noz-moscada

Sal e pimenta

Preparo

Tempere o frango com sal, pimenta e noz-moscada. Aqueça a manteiga e o azeite em uma panela e refogue o frango por alguns minutos. Adicione a cebolinha e o vinho (mas reserve uma xícara). Cubra e cozinhe por 20 minutos. Em uma panelinha, aqueça o restante do vinho e acrescente os cogumelos. Mexa e deixe cozinhar, destampado, por 15 minutos. De volta à panela do frango, adicione o creme ao molho e deixe reduzir por 5 minutos. Sirva o frango com o molho e os cogumelos por cima.

Camarão com vapor de amontillado

Ingredientes

Jerez Amontillado

8 camarões

Preparo

Em uma panela para cozinhar no vapor, ponha o jerez na parte de baixo e os camarões na grelha (pode usar uma espagueteira ou uma peneira de metal). Cubra a panela com filme plástico e leve ao fogo. Deixe o álcool evaporar e cozinhar o camarão (o filme plástico vai estufar). No prato, ponha os camarões e, só então, uma pitada de sal sobre cada um deles.

Ficou com água na boca?