Paladar

Bebida

Bebida

O dia da margarita

20 fevereiro 2009 | 16:52 por redacaopaladar

Domingo, dia 22 de fevereiro, comemora-se o dia internacional da margarita e o Paladar publica a receita tradicional para que a efeméride seja celebrada comme il faut.

O drinque, uma verdadeira instituição mexicana que desbravou fronteiras e conquistou o mundo, é feito de tequila, cointreau, suco de limão e servido em taça com borda de sal. Criado na década de 40, tem origem incerta. E como se tornou um coquetéis mais célebres do mundo, o que não falta é gente reivindicando a paternidade da receita. Uma das hipóteses é a de que o drinque teria sido criado pelo barman de Tijuana, Enrique Bastate Gutierrez em homenagem à Margarita Cansino, nome de nascimento da estrela hollywoodiana Rita Hayword. Nesse espírito, na próxima vez em que for pedir uma margarita, experimente chamá-la de Gilda.

Margarita

Ingredientes

20 ml de tequila branca

20 ml de Cointreau

15 ml de suco de limão

5 cubos de gelo

Sal

Coloque todos os ingredientes na coqueteleira e bata bem até que a bebida esteja gelada. Passe limão na borda de uma taçã para margarita e mergulhe-a num prato com sal. Em seguida, coloque a bebida delicadamente na taça e sirva.

Ficou com água na boca?