PUBLICIDADE

Bebida

O que faz da IPA uma IPA

O que faz da IPA uma IPAFoto:

FOTO: Felipe Rau/Estadão

India Pale Ale, a IPA (lê-se ‘ai-pi-êi’ em inglês), é cerveja bastante aromática. O mérito é do lúpulo, flor verde da família da Humulus lupulus colocada em abundância nesse estilo de cerveja. Aromas intensos que variam do herbal ao frutado são comuns por aqui e a potência do álcool é sempre de média para alta – afinal, só pode ser IPA uma cerveja com pelo menos 5% de volume alcoólico. Gosto de IPA varia de cervejeiro para cervejeiro, mas pode apostar que elas são amargas. E são melhores quanto mais frescas (por isso olhe no rótulo a data de fabricação e validade).

+ Lupular para não estragar

A India Pale Ale é uma versão mais amarga do estilo English Pale Ale, marcado pelo aroma de lúpulo logo ao cair no copo (cheiro de lúpulo é um encontro de capim com casca de fruta), com cor que varia do âmbar dourado ao cobre, amargor herbal, final seco e corpo médio para denso.

Da IPA inglesa veio a American IPA, que leva ingredientes dos Estados Unidos. E, quando o Beer Judge Certification Program (BJCP) diz ingredientes americanos, refere-se ao tipo de lúpulo. Isso quer dizer que, entre uma IPA inglesa e uma norte-americana, o que varia é principalmente o aroma do lúpulo usado: na Europa, eles tendem a ter cheiro de mato e terra. Nos EUA, cítrico e floral.

PUBLICIDADE

Por fim, há o Imperial IPA, criado por americanos para amantes do amargo, caprichado na potência da florzinha. E há invenções, como o India Brown Ale, Black IPA. Sempre com muito lúpulo.

As essenciais

Em seu livro Great Beer Guide (US$ 16,98, na Amazon), o crítico Michael Jackson caçou 500 cervejas indispensáveis. Treze delas são IPAs. Alguns rótulos saíram de linha ou acabaram junto de cervejarias, mas ainda se encontra, nos EUA, a Big Time Bhagwans Best IPA; na Inglaterra, a Burton Bridge Empire IPA e, na Nova Zelândia, a Emerson’s 1812 IPA.

>> Veja todas as notícias da edição do Paladar de 4/4/2013

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE