Paladar

Bebida

Bebida

'O vinho italiano é melhor que o francês', diz primeiro-ministro

Matteo Renzi, primeiro-ministro da Itália, criou saia justa diplomática durante evento de vinhos em Verona

19 abril 2016 | 17:23 por Redação Paladar

O mundo do vinho tem vivido uma saia justa diplomática franco-italiana. O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, declarou durante a Vinitaly, realizada na última semana em Verona, que o vinho italiano hoje é melhor que o francês.

Renzi também teria feito os comentários para o próprio presidente francês, Michel Holland, que teria respondido com bom humor que os vinhos italianos podem vender mais em volume, mas que os franceses ainda são mais caros. As declarações foram publicadas pela agência de notícias italiana Ansa e pela mídia francesa.

 

  Foto: Reuters

Há uma competição em andamento uma vez que os dois países querem ganhar mais espaço em mercados importantes como o dos Estados Unidos e o da China. O comentário de Renzi na Vinitaly foi feito ao lado de Jack Ma, o magnata chinês fundador do site AliBaba, que pretende estimular as vendas dos vinhos italianos no portal - sua ideia é que passem de 6% a 60% das vendas. A China é um dos maiores consumidores de vinho do mundo, com uma verdadeira obsessão pela produção de Bordeaux - que rendeu até um documentário, o Red Obsession.

Segundo a organização mundial do vinho OIV, a Itália é hoje o maior produtor do mundo.

E você, qual vinho acha melhor, o italiano ou o francês? 

Ficou com água na boca?