Paladar

Bebida

Bebida

É de birra. Mas não só

Carolina Oda

Para acompanhar o bacalhau e o chocolate: 12 sugestões de cerveja para a Páscoa

Quanto mais gorduroso o prato, mais forte pode ser a cerveja. Confira dicas de como harmonizar os estilos de cerveja com os pratos da mesa de Páscoa

12 abril 2017 | 16:18 por Carolina Oda

Já estamos na semana da Páscoa. Ao pensar na mesa de domingo, logo nos vem à mente a cena: família reunida, grandes pratos de peixes, especialmente bacalhau, e belas sobremesas com chocolate

 

  Foto: Fernando Sciarra|Estadão

Para acompanhar o menu do seu feriado, aqui estão algumas ideias de cervejas, que vão das mais refrescantes - como uma Weissbier, que casa bem com pratos mais leves -, passando pelas belgas mais estruturadas - como Saison e Tripel, para receitas mais gordurosas -, até chegar em rótulos que focam nos sabores dos maltes tostados, para os presentes do coelhinho. 

De forma geral, as cervejas ácidas (como Berliner Weisse e Fruit Beer) podem acompanhar tanto pratos frios e refrescantes, quanto sobremesas com chocolate amargo. As de trigo, bem refrescantes, vão bem com pratos leves e mais delicados, como uma salada de bacalhau, por exemplo. Rótulos com café podem ser uma boa aposta para reproduzir a harmonização cultural de bolinho de bacalhau com café, consumida pelos portugueses.

As cervejas mais coringas para as tradicionais bacalhoadas ou preparações com natas, mais gordurosas são as claras e estruturadas. Quanto mais forte a cerveja, mais gorduroso pode ser o prato para equilibrar.

Confira sugestões de rótulos na galeria abaixo: 

LEIA MAIS:

Aprenda a combinar vinhos com os pratos tradicionais da Páscoa

 

Ficou com água na boca?