Paladar

Bebida

Bebida

Para conhecer e beber café, vá à Academia

por Rafael Tonon

29 outubro 2014 | 19:26 por redacaopaladar

Belo-horizontinos estão interessados em café. Querem saber sobre variedades do grão, métodos de torrefação e de preparação que determinam a qualidade do que vai na xícara.

Especiais. Bruno Souza produz blends de café. FOTOS: Nidin Sanches/Estadão

Um dos responsáveis por isso é Bruno Souza, da Academia do Café. Ex-professor de educação física, ele resolveu se dedicar ao cultivo de café, prática na família que vem de seu bisavô. Depois de nove anos vivendo em Portland, no Oregon, onde estudou e trabalhou com grãos selecionados, voltou para Belo Horizonte e abriu a Academia há três anos. No início, era uma escola. “A ideia era ensinar as pessoas a beber café”, diz Bruno.

LEIA MAIS

+ Tutu à mineira de Thermomix

+ Ateliê de pão artesanal faz tour-degustação

+ Cerveja de doce de leite e goiabada? Em Minas tem

+ Produtores e cucas se completam em BH

+ Belzonte tem até restaurante ‘de praia’

Ele instalou um antigo torrefador alemão e passou a fazer análise de grãos. Em janeiro deste ano abriu um café, onde o cliente pode provar vários tipos preparados com diferentes métodos, de Chemex a Aeropress, além de drinques feitos com a bebida.

Torrefador alemão da Academia do Café ajuda a fazer análise dos grãos.

A Academia tem uma filial recém-inaugurada no Mercado Distrital do Cruzeiro, onde também trabalha com grãos especiais de países como Panamá, Quênia e Etiópia. “Mas a maioria do que temos vem mesmo de Minas, apesar de eu viajar constantemente para Europa e África”, conta Bruno.

Cafezim. O ótimo pão de queijo do DUO Studio, aberto há dez meses por Bel Bandeira e Isabela Tibo.

Por negociar com diversos produtores e fazer a própria torrefação, a Academia passou a produzir blends para diversos restaurantes e estabelecimentos, os private blends. Um dos clientes é o DUO Café Studio, das sócias Bel Bandeira e Isabela Tibo, aberto há dez meses. Além de grãos especiais, elas oferecem quitutes como o excelente pão de queijo e bolos e tortas feitos diariamente.

Academia do Café

Isabela passou três meses estudando confeitaria em Madri enquanto Bel fez curso de barista. Os grãos do blend servido no DUO vêm de fazendas de Campos Altos, no Cerrado mineiro. “Buscamos qualidade sem tanta sofisticação, mais com a cara de Minas. É como tomar um café em casa, só que de melhor qualidade”.

SERVIÇO – Academia do Café

R. Grão Pará, 1.024, Funcionários, Belo Horizonte

Tel.: (31) 3223-8565

SERVIÇO – DUO Café Studio Gourmet

R. Felipe dos Santos, 451, loja 2, Lourdes, Belo Horizonte

Tel.: (31) 3275-0527

Veja a íntegra da edição do Paladar de 30/10/2014

Ficou com água na boca?