Paladar

Bebida

Bebida

Para navegar pelo mar de artesanais

Joshua Brustein

28 novembro 2012 | 23:00 por redacaopaladar

The New York Times

A explosão de popularidade dos rótulos artesanais tornou a escolha da cerveja mais difícil. Para ajudar a decidir qual rótulo beber, vieram dezenas de aplicativos: guias de melhores cervejarias e cervejas locais, jogos, redes sociais e até um mecanismo que indica rótulos com base no que você já provou.

O Craft Beer New York é um guia de endereços de cervejarias e adegas na cidade (US$ 1,99, só para aparelhos Apple). O conteúdo foi elaborado por Joshua M. Bernstein, autor do livro Brewed Awakening, sobre o avanço da cerveja artesanal. O aplicativo avalia 122 bares, 34 adegas e 22 cervejarias. Dá as indicações certas, não só os locais mais óbvios, e traz verbetes curtos sobre lugares, incluindo recomendações sobre que cervejas pedir. Um local pode ser bom no geral, mas não será listado se sua seleção de cervejas for ruim. E não terá boa classificação só porque oferece muitas bebidas.

O Untappd é uma rede social de aficionados de cerveja (grátis, para Android e aparelhos Apple). Outro app interessante é o BrewGene, o banco de dados em que você informa um algoritimo sobre suas preferências (grátis, para Android, Apple e também em versão online) e recebe sugestões.

/ Tradução de Teresinha Martino

>> Veja todos os textos publicados na edição de 29/11/12 do ‘Paladar’

Ficou com água na boca?