Paladar

Bebida

Bebida

Por falar em pingado...

No manifesto pró-pingado lançado na edição de hoje do Paladar defendemos que o café com leite seja tomado em copo americano (cheio só até a borda inferior) – é difícil dissociar a imagem dele da da bebida.Pingado: muito café e um pingo de leite (Foto: Felipe Rau/AE)

27 maio 2010 | 14:50 por redacaopaladar

Quando foi apresentado ao público brasileiro pela primeira vez, em 1945, o copo americano da Nadir Figueiredo era fabricado artesanalmente, um a um. Além do visual, inspirado nos copos da época produzidos nos Estados Unidos, a novidade logo caiu no gosto dos donos de padarias e botecos, atraídos principalmente pela boa relação custo e benefício que o artigo oferecia. Talvez por isso,  não demorou muito também para que ele se tornasse tão popular entre os consumidores de cerveja e pingado dos quatro cantos do País.

O copo americano, inspirado em copos de época dos Estados Unidos (Foto: Felipe Rau/AE)

O copo americano, inspirado em copos de época dos Estados Unidos (Foto: Felipe Rau/AE)

A resposta positiva abriu caminho para o progresso tecnológico da empresa, fundada em 1912 pelo industrial Nadir Dias de Figueiredo. Em 1965, com a produção já automatizada, eram fabricados cerca de 60 copos americanos por minuto. Atualmente são quase 420 a cada 60 segundos. O sucesso consolidado levou à criação de uma linha com mais quatro modelos. Seguem o design original do copo americano tradicional, de 190ml, que hoje é vendido também no MoMa de Nova York.

Ficou com água na boca?