Bebida

Bebida

Festival internacional de café chega a São Paulo pela primeira vez

Primeira edição do São Paulo Coffee Festival será entre os dias 24 e 26 de junho na Bienal de São Paulo

20 de junho de 2022 | 05:00 por Maria Isabel Miqueletto, O Estado de S.Paulo

Presente em oito cidades do mundo, o festival chega à Bienal de São Paulo 

Presente em oito cidades do mundo, o festival chega à Bienal de São Paulo  Foto: Divulgação/São Paulo Coffee Festival

Os amantes de café já têm data para marcar na agenda: entre os dias 24 e 26 de junho será realizada a primeira edição do São Paulo Coffee Festival. O festival internacional de café, presente em oito cidades do mundo, chega à Bienal de São Paulo – pela primeira no Brasil – com experiências gastronômicas e culturais ao redor da bebida. Entre elas, degustação de café das principais cafeterias e de micro-torrefação, oficinas interativas e sensoriais, coquetéis à base do grão, música ao vivo e arte.

O festival nasceu em Londres e já foi realizado em Amsterdã, Cidade do Cabo, Los Angeles, Milão, Nova Iorque e Paris. Por aqui, terá como palco a Bienal, localizada no Parque do Ibirapuera. Entre as atrações, os visitantes poderão assistir o Campeonato Brasileiro de Barista organizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

O São Paulo Coffee Festival será realizado na capital paulista entre os dias 24 e 26 de junho

O São Paulo Coffee Festival será realizado na capital paulista entre os dias 24 e 26 de junho Foto: Divulgação/São Paulo Coffee Festival

Serão vários espaços de experiências espalhados pela Bienal. O ‘The Lab’ é reservado para bate-papo com os profissionais do universo do café; o ‘The Kitchen’, para as aulas com chefs e confeiteiros, como Vivianne Wakuda e José Barattino. No ‘Latte Art Live’ serão ações que envolvem a arte de “desenhar” no leite. Uma delas é o TNT, uma competição para eleger o melhor latte art, em que profissionais e amadores poderão participar.

O espaço ‘A Torrefação' traz curiosidades sobre essa etapa do café com profissionais da área. O público ainda poderá torrar seus próprios grãos com ajuda dos especialistas e levá-los para casa. Já no ‘Sensory Room’ serão realizadas degustações guiadas que desvendam os aromas e sabores da bebida.

“A cena de cafés especiais de São Paulo é repleta de ótimos profissionais e cafeterias de ponta. A ideia é que (no festival) ele se sinta numa grande cafeteria e desfrute o melhor que esse universo pode proporcionar”, comenta Caio Alonso Fontes, diretor da Café Editora e organizador do São Paulo Coffee Festival.

A expectativa é que ao menos nove mil visitantes passem pelo local ao longo dos três dias.

Serviço

São Paulo Coffee Festival 

24 a 26 de junho. Sex. 14h/21h; sáb. e dom. 10h/18h. 

Onde: Fundação Bienal de São Paulo, Parque do Ibirapuera. Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana.

Ingressos pelo site ticketfacil.com.br/eventos/coffee-festival.aspx ou na bilheteria no dia do evento. Inclui entrada e participação na programação durante todo o dia.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?