Paladar

Bebida

Bebida

Primeiro livro brasileiro sobre gim é lançado

'Os Segredos do Gim' fala do processo de produção da bebida, dá nota a diversos rótulos e traz receitas de drinques

16 novembro 2016 | 18:39 por Redação Paladar

O lançamento de Os Segredos do Gim, de José Osvaldo Amarante, pela Mescla Editorial, não poderia ser mais oportuno: o gim está em alta no mundo todo. A onda, ao que tudo indica, se propagou a partir da Espanha, onde tomar uma tônica é verdadeira mania, especialmente no verão, e os bartenders resolveram fazer releituras do coquetel. Em pouco tempo, a ideia estava nos bares de Portugal e da Grécia e logo a moda se alastrou.

O consumo de gim recebeu um impulso extra com o revival dos coquetéis puxado pelos Estados Unidos. Pelo menos três drinques clássicos dos mais apreciados levam gim: dry martini, negroni e gim tônica, entre vários outros. Juntando os fenômenos, houve um renascimento do gim, como escreve Amarante. 

Este é o primeiro livro brasileiro sobre a bebida que nasceu na Holanda e tem o nome inspirado na palavra latina juniperus, o zimbro, que se transformou em jenever ou genever. Amarante trata da produção, classifica os principais rótulos de acordo com sua preferência. De quebra, dá receitas de drinques.

 

  Foto: Reprodução

OS SEGREDOS DO GIM

Autor: José Osvaldo Albano do Amarante

Editora: Mescla (192 p., R$ 89,90)

Ficou com água na boca?