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Rede de supermercados aposta em vinhos nacionais premiados

O Pão de Açúcar resolveu entrar na onda da valorização de pequenos e médios produtores. A partir da próxima semana, algumas lojas da rede colocam à venda 25 rótulos de vinícolas gaúchas de pequeno e médio porte. O projeto chamado Vinhos Brasileiros Premiados é resultado de uma parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e uma das consequências das negociações após a retirada do pedido de salvaguardas para a indústria nacional vinícola, polêmica iniciativa tomada em 2012 – na época, associações comerciais e a indústria do vinho negociaram possíveis medidas para facilitar a chegada de vinhos de pequenos produtores a consumidores comuns e esta é uma delas.

09 julho 2014 | 19:02 por marcelmiwa

FOTO: Felipe Rau/Estadão

A primeira leva tem os rótulos das vinícolas Don Guerino, Lídio Carraro, Perini e Pizzato, oferecidos com preços entre R$ 29 e R$ 59.

Ao todo, 30 lojas da rede terão esses vinhos. São 25 na grande São Paulo, entre elas, a da Brigadeiro Luiz Antonio, 3.126, e a da praça Panamericana; em Campinas, na loja da rua General Osório, em Campos do Jordão, em Brasília, na loja Lago Sul, em Fortaleza, na loja Náutico, e no Rio de Janeiro, na unidade Leblon). São lojas que tem condições de se adequar ao pequeno volume produzido pelas vinícolas e vêm treinando 80 atendentes para explicar os rótulos.

Ao analisar a lista de vinhos, vi algumas boas oportunidades. Vale provar os varietais da linha Arbo da Perini (R$ 20,90 a garrafa), o espumante moscatel da Don Guerino (R$ 33,90), o Fausto Merlot e o Fausto Tannat da Pizzato (R$ 45,90) e o Dádivas Chardonnay da Lídio Carraro (R$ 56,90), branco nacional listado entre os Top Ten da ExpoVinis 2013.

>> Veja a íntegra da edição do Paladar de 10/7/2014

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