Paladar

Bebida

Bebida

Restaurantes Mocotó e Jiquitaia lançam juntos a cerveja de caju Mocotaia

Parceria dos chefs Rodrigo Oliveira (Mocotó) e Marcelo Corrêa Bastos (Jiquitaia) com a cervejaria Morada, a Mocotaia é cerveja refrescante e quase salgadinha

19 setembro 2018 | 19:30 por Ana Paula Boni

O caju é uma constante no repertório brasileiro dos chefs Rodrigo Oliveira (Mocotó) e Marcelo Corrêa Bastos (Jiquitaia). Pois depois de figurar em pratos, doces e drinques em seus restaurantes, a fruta foi parar numa cerveja feita em parceria entre os dois e a Morada Cia Etílica. 

É a Mocotaia, uma sour de caju, que desde a última quarta-feira (19) pode ser encontrada nos restaurantes Mocotó e Jiquitaia (R$ 18,90; 355 ml). Por enquanto, só as duas casas vão ter a garrafa, mas há planos de levar a cerveja para as outras casas dos cozinheiros, como Vista, Balaio e Esquina Mocotó.

Na boca, a Mocotaia tem o azedo pronunciado do estilo sour (cerveja ácida) com o adocicado e o perfumado do caju ao fundo. Quase salgada, é refrescante e pede novos goles. No drinque “caju três amigos” preparado pela bartender Nina Corrêa Bastos (irmã e sócia de Marcelo), a cerveja na companhia de cachaça e polpa de caju ganhou novos contornos. Boa ideia para incluir o rótulo na coquetelaria.

Cerveja Mocotaia, sour de caju feita em parceria entre Mocotó, Jiquitaia e Morada Cia Etílica

Cerveja Mocotaia, sour de caju feita em parceria entre Mocotó, Jiquitaia e Morada Cia Etílica Foto: Hélvio Romero|Estadão

A garrafa vai se juntar no Mocotó à outra cerveja da casa, a Mocobreja (uma helles feita pela Bamberg). Já o Jiquitaia deve parar temporariamente de produzir a sua Jiquitrago, uma sour de tangerina feita também pela Morada. 

A cervejaria curitibana, aliás, é uma das pioneiras de sour no Brasil. Tem oito anos de vida e há seis faz sour, mas essa foi a primeira receita que leva caju, contou o cervejeiro curitibano André Junqueira.

SERVIÇO

Jiquitaia

R. Antônio Carlos, 268, Consolação, tel. 3262-2366

Mocotó

Av. Nossa Sra. do Lorêto, 1.100, Vila Medeiros, tel. 2951-3056

Marcelo Corrêa Bastos, sua irmã e sócia Nina Bastos e Rodrigo Oliveira, parceria que resultou na cerveja Mocotaia

Marcelo Corrêa Bastos, sua irmã e sócia Nina Bastos e Rodrigo Oliveira, parceria que resultou na cerveja Mocotaia Foto: Lucas Silva

Ficou com água na boca?