Paladar

Bebida

Bebida

Só de birra

Heloisa Lupinacci

Sabe o gosto do lúpulo? Prove as cervejas single hop

Esses rótulos são feitos com apenas uma variedade da flor que dá amargor e aroma à bebida. Equivalem a uma aulinha

31 de janeiro de 2018 | 20:18 por Heloisa Lupinacci, O Estado de S.Paulo

Todo mundo adora lúpulo, todo mundo ama dry hopping, ah, nada como o aroma fresco de cascade pela manhã... Sabemos nomes de lúpulos e seus lugares de origem, esperamos ansiosamente pelas notícias da safra do vale de Yakima, a Borgonha do mundo cervejeiro.

Lúpulo, o parceiro do malte na produção de cervejas

Lúpulo, o parceiro do malte na produção de cervejas Foto: Heinz-Peter Bader

Mas, aqui, cá entre nós, você sabe dizer que gosto o simcoe tem? Amarillo todo mundo sabe, citra também. Sorachi quase todo mundo acerta. Não tenho dúvidas de que a coisa mais divertida de querer entender mais de cerveja é conhecer melhor o gosto de cada lúpulo. E para isso não tem caminho mais gostoso do que tomar cervejas single hop. E nada mais didático do que a cervejaria estampar no rótulo qual o lúpulo (ou os lúpulos) usado naquela cerveja.

As single hops são feitas com apenas uma variedade da flor que dá amargor e aroma à bebida. Equivalem a uma aulinha. 

Funky na cerveja é charme, é suor de cavalo, é difícil de definir

Esqueça a ideia de que na Checoslováquia só tem pilsens amarelas

CONHEÇA OS LÚPULOS

Amarillo | Lúpulo queridão das cervejarias americanas, é aquele que você chega perto do copo e sente cheiro de grapefruit, maracujá, laranja, pêssego.

Simcoe | Tem nota cítrica? Tem. E frutada? Tem também. Ah, mas eu gosto de piney, aquele quê resinoso… Opa, tem também. E um toque de maracujá? É para já. Um herbaceozinho, um pouco de nota terrosa? Ok, herbáceo e terroso. O Simcoe é assim.

Cascade | É o tipo novo clássico – é das variedades mais antigas da nova leva. Predominantemente floral, dependendo do uso pode ter um quê condimentado.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?

Tendências