Paladar

Bebida

Bebida

Seleção de vinhos e cervejas com toques cítricos

Reunimos numa mesma prova um lote de bebidas que foi das cervejas amargas aos vinhos doces, mas todos com uma característica em comum: sabor cítrico. Sentimos limão, laranja, tangerina, grapefruit...

23 março 2016 | 17:47 por Isabelle Moreira Lima

Nota cítrica é sinônimo de frescor, ninguém discute. Mas uma bebida que apresenta aromas ou sabores cítricos pode oferecer mais do que isso. Esta família – que engloba frutas como limão, laranja, tangerina, lima e grapefruit – é versátil na harmonização: escolta bem receitas diferentes, desde uma salada até um pato com laranja passando por um curry fumegante. Por isso mesmo, vale apostar nos cítricos em qualquer estação. 

 

  Foto: Cleber Campos|Estadão

A presença de características cítricas indica ainda boa acidez no caso dos vinhos e graça no caso das cervejas, quando há ingredientes adicionados. 

Juntar frescor, versatilidade, acidez e graça no mesmo copo aumenta a tal da drinkability, como dizem os cervejeiros, que pode ser traduzida como a facilidade de se beber algo.

Com a família dos cítricos como fio condutor, montamos um painel de degustação cheio de limão, laranja, lima, grapefruit e tangerina. Foram quatro vinhos e seis cervejas eleitos pela sommelière Carolina Oda e pelo especialista Marcel Miwa. 

A prova contou com a presença dos dois, além da sommelière finalista do Concurso da ABS, Gabriela Sampaio, da repórter Isabelle Moreira Lima e do designer do Paladar Cleber de Campos, no Empório Alto dos Pinheiros. O resultado, que você pode conferir na galeria abaixo, traz uma seleção de garrafas que vão de R$ 16,90 a R$ 95 e inclui de cervejas amargas a vinhos doces para a hora da sobremesa.

Ficou com água na boca?