Paladar

Bebida

Bebida

Só de birra

Heloisa Lupinacci

Tem maracujá na minha cerveja

Nova leva de rótulos colocam a fruta tropical dentro da bebida

01 de maio de 2019 | 19:00 por Heloisa Lupinacci, O Estado de S.Paulo

“Notas de maracujá”. Aposto que você já leu, ouviu falar delas ou sentiu essas notas quando o assunto é cerveja. Senti o efeito dessa presença um dia desses quando fui tomar um suco de maracujá e ao sentir o cheiro a primeira coisa em que pensei foi cerveja. Mais precisamente em uma IPA.

Os lúpulos mais manjados quando o assunto é dar à cerveja notas de frutas tropicais são Galaxy e Amarillo, mas vários outros dão notas exuberantes de tropicalidade, como Vic Secret e Hallertau Blanc, só para citar dois que estão em alta.

Estão colocando maracujá na sua cerveja 

Estão colocando maracujá na sua cerveja  Foto: Luciano Coca

Mas o mundo da cerveja tem uma queda pelo extremo. Daí vem a pergunta: já que as notas de maracujá são tão boas na cerveja, por que não adicionar a própria fruta à receita? A ideia não é nova (a 2Cabeças MaracujIPA está assoprando as velinhas de seis anos), mas veio uma leva agora que é impossível de ignorar.

Como diz o rótulo da Quatro Graus Passion is Never Too Much, a paixão pelo maracujá parece que ainda vai durar bastante tempo (e pelo visto vai ser difícil voltar a tomar suco de maracujá sem lembrar de cerveja).

 

Ficou com água na boca?