Paladar

Bebida

Bebida

Saca essa rolha

Isabelle Moreira Lima

Tempo de borbulha: conheça um espumante para cada gosto

Saia do comum nesta virada do ano com indicações de rótulos que trazem novidade ao paladar

27 dezembro 2017 | 18:38 por Isabelle Moreira Lima

Que dia mais feliz é o 31 de dezembro, quando há a perspectiva certa de abrir uma garrafa de espumante à noite! E como é grande a oferta dessas garrafas hoje em dia. A redação do Paladar funciona como uma espécie de termômetro do mercado, em que recebemos os lançamentos e as principais apostas das importadoras para o ano.

Perlage. Quanto mais fino, constante e duradouro, melhor

Perlage. Quanto mais fino, constante e duradouro, melhor Foto: Richard Perry| NYT

Com a ajuda da sommelière Marina Bertolucci, provei um mar de borbulhas. Concluímos que dá sim para sair do comum nesta virada do ano, escolher algo diferente do já conhecido, seja uma casta pouco usual ou de uma nova região. Mas há de se ter cuidado na hora de comprar porque há muito gato por lebre no mercado.

+ Cava, o espumante espanhol, ganha 12 ‘grand crus’

+ Conheça um decanter que conserva o vinho aberto por até 12 dias

Provamos pelo menos cinco espumantes que deveriam desaparecer da face da Terra. Deixamos esses de lado e focamos no que importa. Publicamos aqui uma seleção eclética e deliciosa de borbulhas que farão a festa deste fim de semana mais feliz e animada. Seu trabalho será somente manter a garrafa gelada e as taças cheias (ou melhor, sempre meio cheias, para que não esquentem).

 

Ficou com água na boca?