Paladar

Bebida

Bebida

Saca essa rolha

Isabelle Moreira Lima

Três perguntas para Gabriel Raele, sommelier eleito o melhor de 2018 pela ABS

O responsável pelos vinhos do Fleming’s dá dicas de como escolher rótulos e beber melhor

02 de janeiro de 2019 | 18:05 por Isabelle Moreira Lima

O sommelier do Fleming’s, Gabriel Raele, que foi eleito o melhor de 2018 em premiação da Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo (ABS-SP), dá dicas de como escolher rótulos e beber melhor.

Gabriel Raele, sommelier do Fleming’s

Gabriel Raele, sommelier do Fleming’s Foto: Padovan Photo

É possível gastar pouco e beber bem?

Gastar muito não é necessário para comprar bons vinhos, o que se precisa é conhecimento para não errar. Quanto mais informação do produtor, sobre o estilo que se gosta, sobre o que está disponível, mais provável será que se acerte na compra. 

Que dica você dá para quem gosta de comprar vinho em supermercado?

Quando a ideia é gastar pouco, sugiro buscar rótulos sul-americanos os mais jovens possíveis, produzidos no máximo um ano antes. Se você está disposto a gastar um pouco mais em uma garrafa, pode ser legal ir a uma loja de vinhos ou ponto de venda onde há um sommelier.

Se o leitor fosse beber apenas um vinho em 2019, qual recomendaria?

Abra os horizontes e saia do que se bebe todo dia. Se você gosta de vinhos mais leves, delicados, com pouca estrutura, procure um vinho americano com muita concentração e potência. Um Cabernet classicão do Napa Valley, pode ser uma boa opção. Agora, se seu estilo são os Malbecs ultrapotentes da Argentina e os blends chilenos supertânicos, vá para a Borgonha e descubra um mundo novo. O mundo do vinho é muito rico para ficarmos com apenas poucas opções na vida. A dica é romper a barreira da zona de segurança.

 

Ficou com água na boca?