Paladar

Bebida

Bebida

Só de birra

Heloisa Lupinacci

Trigo à moda americana

Confira o estilo norte-americano de fazer cerveja de trigo

23 abril 2014 | 22:08 por Heloisa Lupinacci

Quando se fala em cerveja de trigo, o primeiro sabor que vem à cabeça é o da dupla cravo-banana, típico do estilo alemão. O segundo é o da dupla casca de laranja-semente de coentro, típico do estilo belga.

 

FOTO: Josh Haner/The New York Times

Mas há uma terceira via, que pode agradar a quem não gosta de aromas digamos exóticos. Trata-se da american wheat, o estilo norte-americano de fazer cerveja de trigo. Ela também é pálida – weissbier e witbier querem dizer cerveja branca em alemão e flamengo –, mas se na weiss brilham os sabores que vêm do fermento e na wit brilham os temperos, na americana destaca-se o lúpulo. Ele se combina à acidez que o trigo traz para a cerveja e o resultado é uma bebida refrescante.

Ficou com água na boca?

Exterminador de Trigo, da Três Lobos, com capim-limão. FOTO: Reprodução

Como não poderia deixar de ser num estilo americano, o lúpulo está em primeiro plano. E nessas cervejas ele quase sempre remete a grama cortada. Ela parece mesmo um campo, com trigo e capim. A associação é tão próxima que a única receita permanente no Brasil, a Exterminador de Trigo da Três Lobos, é uma american wheat com capim-limão, que custa a partir de R$ 9 (330 ml, preço bem ok para uma cerveja especial).

Há algumas importadas aqui, como a italiana BQ Emma e a dinamarquesa To Ol Blossom. Mas são tantos rótulos americanos que não custava IPAs cederem um pouco de espaço nos contêineres.

Ficou com água na boca?