Paladar

Bebida

Bebida

Uísque de Taiwan é eleito o melhor single malt do mundo

Por Guilherme Athaíde

25 março 2015 | 17:27 por redacaopaladar

O melhor uísque single malt do mundo vem de Taiwan. Isso segundo o World Whiskies Awards, que deu ao Kavalan Solist Vinho Barrique a condecoração.

Produzido pela King Car, o Kavalan Solist Vinho Barrique tem teor alcoólico de 58,6% e é envelhecido em barricas americanas que já foram utilizadas na maturação de vinhos brancos e tintos. Segundo o júri da premiação, o álcool é muito presente no sabor. Mesmo assim é “surpreendentemente suave ao paladar. É como Bourbon infundido em leite com chocolate”.

FOTO: Degustação

O World Whiskies Awards é organizado pelo portal inglês Drinks Report desde 2007. Ele faz parte do World Drinks Awards, programação que conta também com premiação para as melhores cervejas do mundo. Cada rótulo inscrito é provado às cegas e o júri leva em consideração critérios como equilíbrio, complexidade e qualidade. Qualquer bebida do mundo pode se inscrever.

Não é a primeira vez que um Whisky asiático destrona os concorrentes escoceses. Como você viu aqui no Paladar, em novembro, o japonês Single Malt Sherry Cask 2013, da marca Yamazaki, venceu a principal categoria da premiação concedida pela World Whisky Bible. Na ocasião, Jim Murray, especialista responsável pelo prêmio, declarou que a bebida era “próxima da genialidade” e que nenhum malte escocês poderia alcançar a qualidade do japonês naquele momento.

Ficou com água na boca?