Paladar

Bebida

Bebida

Só de birra

Heloisa Lupinacci

Um biergarten paulistano

Biergarten é, traduzindo para o português, um jardim de cerveja

10 abril 2014 | 18:00 por Heloisa Lupinacci

Como nesta semana a edição do Paladar é inteira dedicada a ovos de Páscoa, o Só de Birra é só online.

Biergarten

A cervejaria Júpiter promove neste sábado, 12, um biergarten à moda paulistana. Biergarten é, traduzindo para o português, um jardim de cerveja. E traduzindo em miúdos, é uma delícia de tradição alemã em que a ideia é sentar-se ao ar livre para beber cerveja durante o dia em grandes mesas coletivas e matando a fome com comidas regionais.

O mascote da Júpiter. FOTO: Divulgação

O Biergarten Paulistano da Júpiter começa às 16h, na Chácara Santa Cecília (rua Ferreira Araújo, 601, ali em Alto de Pinheiros, bem perto do Empório Alto de Pinheiros). A entrada é gratuita para quem confirmar presença no evento criado no Facebook ou via e-mail ( nomenalista at cervejariajupiter.com.br). Até às 18h, de toda forma, a entrada é grátis, mesmo sem nome na lista.

Das torneiras, sairão cinco cervejas. As três da Júpiter: American Pale Ale, India Pale Ale (leia mais sobre ela aqui) e Tânger (witbier da marca que será lançada no dia). A Prestígio, uma porter com coco que eles fizeram em parceria com a Cervejaria Nacional. E a Piscadinha, session black IPA da Urbana — Júpiter e Urbana são cervejarias-amigas. Todas são cervejas com DNA paulistano, e para cada uma delas há uma sugestão de harmonização (espetinho de camarão com a Tânger, frango à passarinho com a APA, sanduíche de pernil com a IPA, calabresa com cebola caramelada com a Piscadinha e cocada de colher com queijo fresco com a Prestígio). As da Júpiter e a Prestígio custam R$ 8,70 e a Piscadinha R$ 10,50 (250 ml).

O Biergarten deve acontecer a cada dois meses e a ideia de David Michelsohn, cervejeiro da Júpiter e articulador do evento, é ampliar o número de cervejarias que participam — sempre paulistas — e variar o cardápio, trazendo chefs para fazer releituras de pratos típicos da cidade.

Torço muito para que biergarten vire mania igual cupcake, que tenha muitos por aí, tantos que a gente até se irrite.

Witbier

O segundo rótulo da Social Beers, uma plataforma online de crowdfunding de cervejas, será uma witbier feita pelos franceses da Le Chat Volant na Dortmund, em Serra Negra. Mais uma wit. (A primeira, chamada Sexta-Feira, é uma IPA feita pelos cervejeiros da Six Point na Invicta.)

Chocolate

Eu sempre tive uma certa birra de cerveja que leva chocolate, até que um dia provei uma de que gostei, a Titanic Chocolate and Vanilla Stout (importada pela Bier&Wein, atualmente esgotada). De lá para cá, sempre que vejo alguma, experimento e quase sempre acho ruim. Qual é a boa? Não vale dizer cervejas que levem cacau. Só vale cerveja com chocolate.

Titanic Chocolate and Vanilla Stout  FOTO: Divulgação

Ficou com água na boca?