PUBLICIDADE

Bebida

Um espanhol entre os grandes espumantes nacionais

Um espanhol entre os grandes espumantes nacionaisFoto:

Na degustação “Grandes Espumantes Nacionais”, conduzida por Guilherme Velloso e Marcel Miwa, repórteres de vinho do Paladar, os destaques foram duas tradicionais vinícolas: Casa Valduga e Miolo. Ambas produzem seus vinhos no Vale dos Vinhedos (RS) e comprovaram que a experiência na produção de um espumante faz a diferença.

FOTOS: Gui Gomes/Estadão

Embora espumantes de pequenas vinícolas, como Estrelas do Brasil e Maximo Boschi tenham recebidos muitos elogios pelo estilo de espumante mais maduro (próximo às características de Champagne), o frescor e elegância do Miolo Millésime 2009 (3º colocado na atividade proposta) e do Casa Valduga 130 anos (2º colocado) receberam maior parte dos votos dos participantes da degustação.

+ ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA

Aliás, como a degustação foi conduzida às cegas, com as garrafas devidamente cobertas por papel alumínio, foram colocadas duas amostras “surpresas”: o francês Champagne Lanson e o espanhol Cava Anna de Codorníu, curiosamente eleito o 1º colocado.

PUBLICIDADE

Todos os espumantes receberam ao menos um voto de favorito e o Chandon Excellence, o único feito pelo método Charmat (onde a segunda fermentação ocorre em autoclaves, isto é, tanques de aço inox), foi considerado o mais leve e descontraído.

Vinhos degustados (na ordem servida): 1- Chandon Excellence Brut 2- Miolo Millesimé 2009 3- Casa Valduga 130 Anos 4- Champagne Lanson Brut 5- Maximo Boschi Extra-Brut Speciale 2008 6- Estrelas do Brasil Brut Champenoise 2010 7- Anna de Codorníu Brut

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE