Paladar

Bebida

Bebida

Vem pro Vinho 2020, a Black Friday dos brancos e tintos

Descontos nos preços de tabela das garrafas e em cursos sobre o universo do vinho são concedidos até domingo (26), em todo o Brasil

23 de julho de 2020 | 11:56 por Suzana Barelli, O Estado de S.Paulo

Promover, com descontos e muita informação, a cultura e a venda de vinhos. Esta é a base da campanha Vem Pro Vinho 2020, que ocorre até este domingo, dia 26, em todo o Brasil. Organizada nos moldes de uma Black Friday pela Pró-Vinho, a ideia é ser uma campanha descentralizada, na qual qualquer estabelecimento crie sua própria promoção para a venda e divulgação do vinho neste período.

De abrangência nacional, vale qualquer tipo de promoção, do desconto no preço de tabela aos brindes e aos cursos. O grupo Pão de Açúcar, por exemplo, importante canal para a venda de brancos e tintos, decidiu participar na campanha apenas no dia de hoje, quinta-feira, com a promoção de levar quatro garrafas e pagar apenas duas. A oferta é válida apenas nas compras online (www.paodeacucar.com.br).

 

  Foto: Nilton Fukuda|Estadão

Mas as ofertas são as mais diversas: a rede de franquias Vinho & Ponto, por exemplo, está concedendo 25% de desconto em seus vinhos. A F3X Vinhos, de Belo Horizonte, concede frete gratuito para os vinhos comprados nesta semana, com quantidade mínima de três garrafas. A Casa Marche, de São Paulo, vai sortear um almoço harmonizado com vinhos na Vinheria Percussi para compras acima de R$ 300 realizadas até o dia 26 de julho. A importadora Portus Cale, por sua vez, elegeu um estilo de vinho para cada dia da promoção. Nesta quinta-feira, o Jerez está com desconto. O rótulo Xeco Fino sai por R$ 128 (o preço é R$ 160).

Estes são apenas algumas das diversas ações promocionais criadas para esta semana. A relação completa dos descontos está no www.provinho.org.br. Com participação aberta para todos, cabe a cada estabelecimento se inscrever no site da Pró-Vinho e explicar a sua promoção. Participam do “Vem Pro Vinho 2020” supermercados, lojas especializadas, e-commerce, bares, restaurantes e importadoras.

A ideia da campanha é incentivar a venda de vinho e também a divulgação de sua cultura neste inverno – a Pró-Vinho iria realizar uma Semana do Vinho, no primeiro semestre, que foi adiada pela pandemia, e “Vem pro Vinho” nasceu para preencher esta lacuna. Até domingo, há lives educativas, promovidas pela própria associação, que não tem fins lucrativos, no Instagram  (@pro_vinho.br). Além disso, na organização da “Vem pro Vinho 2020”, há vários cursos e palestras. A escola The Wine School Brasil organiza diversas aulas sobre o Jerez, o vinho fortificado do sul da Espanha. A Enocultura, por sua vez, concede 20% de desconto em seus cursos online.

Pró-Vinho

Criada no início de 2019, trata-se de uma associação sem fins lucrativos que reúne as associações de supermercados (Abras), das importadoras de vinho (ABBA), e dos bares e restaurantes (Abrasel), além de profissionais de comunicação que atuam neste mercado, com o objetivo de incentivar a cultura e o consumo responsável do vinho. Eu, Suzana Barelli, sou uma das participantes da associação, e atuo de forma voluntária.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?