PUBLICIDADE

Bebida

Vinho nacional em queda

A tentativa de salvaguarda para vinhos importados caiu na quarta-feira, depois do acordo entre grandes produtores de vinho, importadoras e supermercados. Efeito colateral da tentativa de salvaguarda, caíram também as vendas de vinhos nacional no período de vigência do pedido de proteção do mercado nacional.


(Clique na imagem para visualiza-la maior / Fonte: Instituto Brasileiro de Vinhos – Ibravin)
Foto:

Saiba mais: Acordo retira pedido de salvaguarda ao vinhoRelembre: A rolha arrebenta na garrafa do mais fraco 

À época da divulgação do pedido, donos de restaurantes, chefs e revendedores boicotaram vinhos nacionais ligados aos grupos que pediram reserva de mercado para o vinho brasileiro.

Pequenos produtores contrários ao pedido reconhecem um certo estrago causado ao vinho brasileiro por conta do episódio, mas disseram não sentir o impacto do boicote, seja porque se posicionaram prontamente contra a medida protecionista ou porque têm relações mais próximas aos compradores, num esquema de comércio olho a olho.

Fato é que entre abril e julho vinhos brasileiros venderam menos que no mesmo período de 2011,batendo quase o mesmo patamar de 2010 (veja gráfico), segundo dados do Instituto Brasileiro de Vinhos (Ibravin).

(Clique na imagem para visualiza-la maior / Fonte: Instituto Brasileiro de Vinhos – Ibravin)  

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE