Paladar

Bebida

Bebida

Vinho sustentável marca tradicional feira na Alemanha

ProWein, realizada nesta semana, teve participação de ao menos oito vinícolas brasileiras; público proveniente de 126 países foi o maior da história da feira

17 março 2016 | 15:16 por Isabelle Moreira Lima

Em seus três dias de duração, no início desta semana (de 13 a 15), a feira de vinhos alemã ProWein, realizada em Düsseldorf, bateu recorde de público, com 55 mil pessoas neste ano, uma alta de 6% em relação ao ano passado. A feira divulgou que recebeu visitantes de 126 países - entre eles o Brasil, com a presença do Ibravin e de ao menos oito vinícolas - e teve 6,2 mil stands de produtores.

 

  Foto: Divulgação

Para o diretor da revista inglesa Decanter, John Stimpfig, a imensidão da feira é ao mesmo tempo interessante, porque dá a impressão de reunir “todo mundo do mundo do vinho” nos hangares onde é realizada. Talvez seja a melhor época do ano e o melhor lugar do mundo para fazer contatos, rever amigos e conhecer pessoas interessantes que circundam este universo. Por outro lado, sua grandiosidade e intensidade a tornam uma experiência “exaustiva” e “assustadora”.

Michael Schütte, da importadora Vind’Ame, disse ao Paladar que a maior tendência deste ano foi o destaque e a demanda pelos vinhos orgânicos, biológicos e biodinâmicos. “Os stands de produtores que se dedicam a este tipo de vinho ocuparam um prédio do tamanho da Expovinis”, afirma. Ele destaca ainda a enormidade de vinícolas que ainda não fazem vinhos orgânicos, mas que estão “em conversão” para o estilo.

Ainda entre os expositores, Schütte destaca que a maioria é de alemães, seguida pelos italianos e pelos franceses. Do lado dos compradores, a presença dos asiáticos pareceu reduzida. Uma explicação é o fato da ProWein hoje ter uma edição asiática a ser realizada em Cingapura em abril, de 12 a 15, e uma edição chinesa, em Xangai, de 7 a 9 de novembro. A próxima edição da ProWein alemã, em Düsseldorf, será realizada de 19 a 21 de março de 2017.

Ficou com água na boca?