Paladar

Bebida

Bebida

Visite a cervejaria Cantillon, em Bruxelas, e conheça cerveja à moda antiga

O passeio vale pela cerveja, pela excentricidade da fábrica e pelo seu valor histórico

08 junho 2016 | 19:50 por Carolina Oda

A cinco minutos a pé de uma estação de metrô de Bruxelas fica a cervejaria Cantillon. Com toda a certeza, ela entrará na lista das cervejarias mais diferentes – para não falar estranhas – que você já visitou ou vai visitar. E vale o programa. Trata-se de um patrimônio histórico produzindo cerveja do jeito mais antigo possível: de maneira espontânea e com leveduras selvagens. 

Nas cervejas chamadas Lambics, uma STG – Spécialité Traditionnelle Garantie (Especialidade Tradicional Garantida) –, não se coloca fermento. Os microrganismos presentes no ar ficam na bebida, que depois é colocada em barris de madeira centenários para a longa fermentação. 

Velhas barricas compõem o cenário onde se faz a Lambic.

Velhas barricas compõem o cenário onde se faz a Lambic. Foto: Divulgação

O resultado é uma cerveja bastante ácida, seca e com notas bem atípicas para o senso comum de cerveja. Não tem muito como explicar, só entende quem prova. Já vá com isso em mente e não fale: vim até aqui para beber isso?! Ela assusta, você pode não gostar no primeiro gole, mas lembre-se do valor histórico e do contexto em que estará provando. 

Entre os barris, caixas de madeira, engarrafadoras antiquíssimas, paredes repletas de garrafas em evolução e um aroma muitíssimo característico, teias de aranha por todo o lado... Sujeira? Não. De jeito nenhum. Aranha come as moscas que são atraídas pela fermentação e pelas frutas. Um ecossistema todo em equilíbrio. 

Caso visite durante o período de produção – outono e inverno –, pode dar a sorte de pegar um dia de brassagem aberta, que é um grande encontro em que visitantes de vários lugares do mundo chegam para acompanhar os processos.

SERVIÇO 

Cantillon

56 rue Gheude, Bruxelas 

www.cantillon.be

Navegue pelo mapa e escolha outro destino gastronômico

 

Ficou com água na boca?