Paladar

Bebida

Bebida

Só de birra

Heloisa Lupinacci

Westvleteren no Empório Alto de Pinheiros

Produzida na Bélgica é considerada a melhor cerveja do mundo

02 julho 2014 | 14:55 por Heloisa Lupinacci

Westvleteren é uma palavra mágica entre cervejeiros. Tipo abacadabra. Basta pronunciá-la (diz-se vést-vléteren) para que os olhos brilhem. Produzida na abadia trapista St. Sixtus, na Bélgica, ela é considerada a melhor cerveja do mundo segundo o prestigioso RateBeer.

FOTO: Reprodução

Outro fator adensa sua aura mágica: ela é feita em escala pequeníssima. É quase impossível encontrá-la à venda. Há um comércio informal, feito por fãs de cerveja que visitam o mosteiro (onde é permitido comprar duas embalagens de 6 garrafas por pessoa) e revendem aqui para custear a passagem. É preciso conhecer alguém que conheça alguém que saiba de alguém que foi e voltou e quer vender a tal cerveja.

Pois bem, a notícia é que há uma caixa de madeira repleta de garrafas de Westvleteren 12 no Empório Alto de Pinheiros. “É uma honra vender essa cerveja aqui oficialmente”, diz Paulo Almeida, dono do empório. Cada garrafa custa R$ 190. A caixa com 6 garrafas e dois copos custa R$ 1.300. “Deve ser da leva em que os monges aumentaram a produção para custear reformas na abadia”, diz Paulo.

Ficou com água na boca?

SERVIÇO - Empório Alto dos Pinheiros

R. Vupabussu, 305, Pinheiros

Tel.: 3032-5514

Ficou com água na boca?