Paladar

Comida

Comida

11º Festival Ver-o-Peso

A 11ª edição do festival Ver-o-Peso da cozinha paraense terminou no domingo, 14, após intensivas e saborosas doses de jambu, tucupi e farinha. Os ingredientes amazônicos foram os protagonistas dos eventos evolvendo o festival em Belém.

17 abril 2013 | 23:47 por joseorenstein

Desde o início de abril, uma exposição, um concurso de receitas, aulas e palestras com chefs convidados e jantares especiais tiveram lugar na capital paraense. Chefs de São Paulo, como Andrea Kaufman, Bella Masano, Checho Gonzales e Ligia Karazawa participaram do evento. Do Rio, Roberta Sudbrack e Thomas Troisgros também marcaram presença.

No encerramento, as boieiras, tradicionais cozinheiras do mercado, cozinharam em parceria com chefs.

+ Açaí? Tem aqui

Ficou com água na boca?

+ Peixes de todas as águas

O evento foi criado por Paulo Martins, pioneiro na valorização dos ingredientes amazônicos, que comandou o Lá em Casa até morrer, em 2010. Hoje quem cuida do restaurante e do festival são sua mulher e as duas filhas. Entusiasta do festival, Thiago Castanho, do Remanso do Peixe e do Remanso do Bosque, chef que lidera o renascimento da cultura gastronômica amazônica, comemora: “Quando Paulo Martins começou, a cozinha local sofria preconceito. Agora não tem mais essa de pedir foie gras por aqui”.

Fartura. Entre tambaquis, jambus e castanhas, difícil é escolher o que comer. FOTO: Júlia Rettmann/Estadão

* Viagem a convite do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense

>> Veja todas as notícias da edição do Paladar de 18/4/2013

Ficou com água na boca?