Paladar

Comida

Comida

A cozinha vai ao cinema

Com 'menu' variado, filha de cineasta Hector Babenco monta mostra DOC Gastronôminca

18 setembro 2013 | 22:55 por Tatiana Engelbrecht

A nova geração de fazendeiros urbanos de Nova York, os queijos artesanais de Minas Gerais, o cru e o cozido do ponto de vista das tradições culinárias de Taiwan e as origens da inspiração do estrelado chef Massimo Bottura. É variado o menu que Janka Babenco, filha do cineasta Hector Babenco, montou para a estreia da mostra DOC Gastronômica, que acontece entre os dias 23 e 25, sempre às 18h, no Cine Livraria Cultura.

Ao todo, serão exibidos 20 documentários e curtas-metragens, de várias nacionalidades, dedicados à relação do homem com a comida. “O que me interessa na gastronomia são as questões filosóficas, porque, na verdade, só sei fritar ovo”, diz Janka. A ideia da organizadora é inaugurar um espaço de discussão do tema que considera democrático e universal, a exemplo do que vem acontecendo em outras partes do mundo.

Cartaz. Pelo cultivo familiar. FOTO: Divulgação

Entre os destaques da programação estão a produção alemã Taste the Waste, de Valentin Thurn, dedicado ao desperdício de alimentos, a animação Meatrix, sobre agricultura familiar, e Mugaritz B.S.O., que mostra o projeto do músico e cineasta Felipe Ugarte para compor uma trilha sonora para as receitas do espanhol Andoni Aduriz.

SERVIÇO – DOC Gastronômica

Cine Livraria Cultura – Av. Paulista, 2.073

Tel.: 3285-3696

Grátis (as senhas serão distribuídas uma hora antes do início das sessões)

>> Veja a íntegra da edição do Paladar de 19/9/2013

Ficou com água na boca?