Publicidade

Publicidade

Comida

A era dos memes na confeitaria: os bento cakes chegam aos ovos de Páscoa

Os bolinhos coloridos com mensagens divertidas e memes invadiam o feed no Instagram e agora influenciam também os presentes de Páscoa

Os 'bento eggs' da padaria Dona Deôla. Foto: Tadeu Brunelli Foto: Tadeu Brunelli
Os 'bento eggs' da padaria Dona Deôla Foto: Tadeu Brunelli

Se você acompanha conteúdos de gastronomia no Instagram, talvez você já tenha sido atingido por uma onda. Bolos coloridos, geralmente dentro de uma embalagem de isopor e com memes e frases engraçadas. Já sabe do que estou falando? Os bento cakes (lê-se bentô) invadiram as redes sociais há alguns meses – e, agora, chegaram aos ovos de Páscoa.

Os ‘bento eggs’, como rapidamente foram apelidados, são uma adaptação dos bolinhos. As mesmas frases divertidas e personalizadas, mas desta vez num ovo de chocolate. “Os bentos viraram uma febre na área de presentes que podem ser enviados, que na pandemia ganhou tanto espaço”, analisa Ana Carolina Mirandez, gerente de marketing da padaria Dona Deôla.

A padaria viu inspiração como uma oportunidade de dar mais personalidade a um possível presente. “É divertido, jovem e a pessoa pode escolher o que mais se adequa a quem vai ganhar”, diz. Os ovos são de colher e artesanais, de um único sabor, com quatro tipos de frases e estampas que podem ser escolhidas pelo cliente. É recheado de bolo de chocolate, com uma camada de brigadeiro e outra de doce de leite. O acabamento é feito com chantilly.

Os 'bento ovos' da confeitaria Ná Cozinha Foto: Amanda Romano/divulgação

PUBLICIDADE

Foi por ver os bento cakes o tempo todo em seu feed no Instagram que Amanda Romano, da Ná Cozinha (@nacozinha.jau), decidiu criar um ‘bento ovo’. Seu tradicional ovo de colher ganhou uma decoração especial, que pode ser escolhida pelos clientes – na estética dos bolinhos. “As pessoas adoraram a ideia. Muita gente começou a me seguir pelas fotos do bento ovo”, conta. 

Para Amanda, o cenário de distanciamento social contribuiu para a febre dos bentos. “Quando a gente é presenteada com algo personalizado e artesanal, sentimos o carinho. É um abraço que a gente dá na pessoa mesmo de longe”, reflete. Hoje, esses ovos representam ¼ dos pedidos. São três sabores: ninho com Nutella, delícia de morango e brigadeiro de colher.

É também o que sente a confeiteira Milene Oliveira de Souza, da Piri Confeitaria (@piri.confeitaria). "O bolo virou uma maneira de estar presente na vida do outro", opina. Ela começou a produzir os bento em julho de 2021 e, hoje, são entre 80 e 100 bolinhos produzidos por mês. Quando conheceu a tendência, vendo as referências coreanas no Pinterest, os bolinhos tinham um aspecto fofo -- mas decidiu adicionar elementos cômicos e a moda pegou.

PUBLICIDADE

Para viralizar no Instagram

As definições de geração Z foram atualizadas. O ponto central dos bentos está justamente no lugar que os jovens mais frequentam: o Instagram. É por lá que as frases divertidas viralizam – e é lá também a vitrine das confeitarias que produzem os bolinhos. 

O próprio nome já indica que a tendência não começou por aqui. A palavra ‘bento’ tem origem japonesa e significa marmita. Os outros termos usados para designar os bolinhos, lunch box e doshirak, têm origem do inglês e do coreano e significam lancheira. Todos referindo-se ao tamanho e à maneira como os bento cakes são armazenados.

Em outubro do ano passado, Isabelle Rocha Lima, confeiteira da Rouché Confeitaria (@roucheconfeitaria), se rendeu aos bolinhos divertidos. Hoje, faz uma média de 50 por semana. Grande parte dos clientes pedem decorações com os florks, bonecos de traços simples que são comumente usados para representar diversas situações nos bentos. 

PUBLICIDADE

São três sabores de recheio: brigadeiro, ninho e doce de leite. De massa, são duas: chocolate e baunilha. “O foco dos bentos é a decoração, então a parte do bolo é simplificada”, resume. Mas a influência do estilo é tanto que ultrapassou o tamanho das ‘marmitas’. “Agora até os bolos festivos maiores estão sendo decorados como os bento cakes. Virou um mix. É tudo nesse esquema de ser presenteável”, conta.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE