Paladar

Comida

Comida

A verdadeira pizza napolitana

A União Europeia reconheceu oficialmente hoje o selo STG (Specialitá Tradizionale Garantita – Especialidade Tradicional Garantida), concedido à verdadeira pizza napolitana.

09 dezembro 2009 | 21:10 por lucineianunes

Anote a receita: disco de massa à base de farinha de trigo e água de qualidade, com centro medindo no máximo 0,5 cm e borda alta, dourada e crocante. Na cobertura, molho de tomate do tipo san manzano ou vesuviano, típicos da região da Campânia, pedaços de mussarela de búfala e manjericão fresco. É assim que deve ser uma autêntica margherita.

Desde 2004, os pizzaiolos locais aguardavam pelo reconhecimento do estatuto com normas de procedimento de preparação das pizzas napolitanas –margherita e marinara (alho, azeite, tomate e orégano) – escrito por Antonio Pace, fundador da Associazione Verace Pizza Napoletana, e outros 17 pizzaiolos, e registrado em todos os cartórios de Nápoles.

A paixão napolitana pela pizza é como a nossa pelo arroz com feijão. A primeira margherita a sair do forno a lenha foi feita pelo pizzaiolo Raffaele Esposito para servir à rainha Margherita di Savoia e seu marido Umberto I, reis da Itália, em 1889.

Veja todos os endereços no site: www.camaraitaliana.com.br

Ficou com água na boca?

Pizza margherita da Speranza, em São Paulo

Foto: Divulgação

Ficou com água na boca?