Comida

Comida

Além da sopa: 20 receitas perfeitas para os dias frios

Uma fondue de queijo,  um stracotto com polenta, um frango caipira ensopado, um bacalhau à bouillabaisse... e a lista continua

22 de junho de 2022 | 05:00 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

 

  Foto: Alex Silva|Estadão

No inverno, existem aquelas receitas que abraçam e trazem o conforto desejado para enfrentar os dias frios. Uma deliciosa (e quentíssima!) sopa pode ser o primeiro preparo a aparecer na mente, mas outros vários pratos podem cumprir esse papel durante o inverno. 

Uma fondue de queijo,  um stracotto com polenta, um frango caipira ensopado, um bacalhau à bouillabaisse... e a lista continua. Abaixo elencamos algumas receitas do banco do Paladar para você aquecer seus dias na estação mais fria do ano.

Tomates assados

Esta receita foi pensada para usar tomates que não estejam em sua melhor forma (menos suculentos e adocicados do que deveriam). O método é muito simples: misture os tomates com gengibre, manjeiricão e alho, cubra com azeite e leve tudo ao forno. Eles podem compor um prato de massa, ir para cima de uma torrada, entrar em uma salada ou até virar um molho picante. Veja o passo a passo.

 

  Foto: Rikki Snyder|The New York Times

 

Fettuccine ao ragu bolognese

Esse molho que quase não leva tomate é uma das assinaturas do chef André Mifano, do restaurante Donna. Cremoso, untuoso e saborose, o ragu bolognese é feito com carne moída, banha de porco e creme de leite. Você só vai precisar de tempo para que o moljo cozinhe lentamente. Aprenda a receita.

O cremoso ragu bolognese do chef André Mifano incrementa massa fresca feita no restaurante.

O cremoso ragu bolognese do chef André Mifano incrementa massa fresca feita no restaurante. Foto: Bruno Geraldi

 

Salada morna de abobrinha

Eis uma receita que serve de antepasto, entrada ou até como um prato único para um jantar despretensioso de fim de semana. Sirva a abobrinha quente – ela deve ser apenas rapidamente refogada, para que fique macia e firme; mas deixe o presunto frio, para que mantenha o sabor intacto. Confira como fazer o prato em casa.

Salada morna de abobrinha.

Salada morna de abobrinha. Foto: Fernando Sciarra/Estadão

 

Pudim de pão e alho-poró

A receita é criação do mais francês dos chefs americanos, Thomas Keller, dono do Per Se, em Nova York, e do The French Laundry, no Napa Valley. Está no livro Ad Hoc at home – Family Style Recipes (Artisan). O único cuidado é usar só as partes claras do alho-poró. O chef sugere este prato como acompanhamento para carnes. Aprenda como fazer. 

BRASIL - SAO PAULO - 29.5.2013 - PALADAR - PUDIM DE BRIOCHE COM ALHO PORÓ - PRATO DO DIA - COLUNA PATRICIA FERRAZ - FOTO: Filipe Araujo | ESTADÃO

BRASIL - SAO PAULO - 29.5.2013 - PALADAR - PUDIM DE BRIOCHE COM ALHO PORÓ - PRATO DO DIA - COLUNA PATRICIA FERRAZ - FOTO: Filipe Araujo | ESTADÃO Foto:  

 

Fondue de queijo

A receita é simples: basta um bom queijo, um vinho branco bem seco e pão com casca (confira o que você deve buscar em cada um). Aqui ajudamos você a se livrar da caixinha e acertar na próxima vez que receber os amigos em casa. Afinal, se tem uma regra na fondue é que ninguém a come sozinha. Veja como fazer em casa

 

  Foto: Alex Silva|Estadão

 

Stracotto com polenta cremosa

O stracotto é um clássico italiano – a carne é cozida lentamente com caldo de carne e temperos que variam conforme a região da Itália ou a cozinheira. É um belo prato para os dias frios, fica perfeito com polenta cremosa, mas também com uma massa de fio, espaguete ou tagliolini. É um prato fácil, mas requer cozimento de cinco ou seis horas. Aprenda passo a passo da receita.

 

  Foto: Alex Silva|Estadão

 

Maminha ao molho de cerveja preta

A carne é marinada no alho e dourada no azeite antes de cozinhar. As cozinheiras que dão a receita gostam de cozinhar na panela de pedra para realçar o sabor. Sirva a maminha acompanhada de farofa, arroz e legumes cozidos ou uma salada de folhas verdes. Veja como é fácil fazer a receita. 

Receita de maminha ao molho de cerveja preta

Receita de maminha ao molho de cerveja preta Foto: Alex Silva|Estadão

 

Ragu de pato marinado

Se a ideia é comer este pato, planeje-se com antecedência. É preciso deixá-lo marinando por dois dias em uma mistura de cebola, cenoura, salsão, ervas, azeite, sal, pimenta e vinho branco. A carne também não cozinha rápido: três horas são necessárias, mas o tempo de espera é compensado pelo delicioso, e reconfortante, sabor. Confira a receita de Felipe Grecco

Receita de ragu de pato marinado

Receita de ragu de pato marinado Foto: Romulo Fialdini|Reprodução

 

Frango caipira ensopado com amendoim e arroz soltinho

O frango precisa ficar bem douradinho antes de entrar no ensopado. Na finalização do prato, acrescente tomate, salsinha, cebolinha e amendoim. Sirva com arroz branco fresquinho. Aprenda a receita de Janaína Rueda, chef do Bar da Dona Onça.

São Paulo - SP 12|06|2013 CADERNO PALADAR Pratos e Drinks com Amendoim, preparados pela Chef Janaina Rueda | Bar da Dona Onça |Frango caipira ensopado com amendoim e arroz soltinho com amendoim Foto: Rogerio Albuquerque

São Paulo - SP 12|06|2013 CADERNO PALADAR Pratos e Drinks com Amendoim, preparados pela Chef Janaina Rueda | Bar da Dona Onça |Frango caipira ensopado com amendoim e arroz soltinho com amendoim Foto: Rogerio Albuquerque Foto: Rogerio Albuquerque/Divulgação

 

Stinco de vitelo assado com risoto de açafrão e porcini

Para o stinco, amarre cada pedaço com barbante para que a carne não desmonte depois de assada. No forno, ele vai junto com os legumes, o vinho branco, o caldo de vitelo e o buquê de ervas, por duas horas. O risoto é um ótimo acompanhamento e deve ser servido imediatamente após finalizado. Veja o passo a passo da receita.

Stinco de vitelo assado com risoto de açafrão e porcini, receita de Ucha Barros, mãe do chef Paulo Barros do restaurante Girassoto

Stinco de vitelo assado com risoto de açafrão e porcini, receita de Ucha Barros, mãe do chef Paulo Barros do restaurante Girassoto Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

Bacalhau à bouillabaisse

Esse prato é um clássico da cozinha francesa. Depois de pronto, sirva em seguida como uma tuille (biscoito francês fino e crocante) ou uma torrada com azeite e alho confit (para fazer o alho confit, cozinhe o alho em azeite com tomilho e louro em fogo baixo por 1h30min, evitando que ferva). Aprenda a receita completa do chef Val Fernandes

 

  Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

Rigatoni com ragu de linguiça

Este ragu leva só linguiça toscana e vegetais picados – o soffritto, em italiano, combinação de cebola, cenoura e salsão picadinhos, que serve de base para molhos de longa cocção. Como todo molho, este também ganha complexidade com mais tempo de fogão, então é essencial cozinhar pelo menos meia hora. Veja como fazer. 

 

  Foto: Werther Santana|Estadão

 

Molho de tomate, cebola e manteiga da Marcella Hazan

Nesta receita os tomates são refogados na manteiga e cozinham por cinquenta minutos em fogo baixo, apenas com uma cebola grande cortada ao meio. A receita é incrível, e facílima, tem apenas dois passos. O resultado é divino, reconfortante, e vai bem com todas as massas. Veja o passo a passo. 

O molho de tomate de Marcella Hazan é receita do livro Genius Recipes

O molho de tomate de Marcella Hazan é receita do livro Genius Recipes Foto: Reprodução

 

Ameixas assadas com queijo e mel

Fruta assada com mel e queijo é sempre uma bela combinação. E faz sobremesas incríveis para o inverno. Na hora de servir, misture fromage blanc, um queijo levíssimo, geladinho, e colheradas de mel quente. Esta sobremesa fica ótima também com iogurte grego ou ricota. Veja como fazer em casa.

 

  Foto: Codo Meletti|Estadão

 

Torta morna de chocolate e peras

Uma deliciosa sobremesa da chef Carla Pernambuco, do restaurante Carlota. As peras são ao vinho branco seco e vão sobre a massa, depois que esta descansar na geladeira. Nos espaços entre uma pera e outra, adicione amêndoas laminadas, de modo que apareçam, mas sem cobrir as fatias da fruta. Depois é só levar para o forno. Aprenda a receita.

Receita de torta morna de chocolate e peras da chef Carla Pernambuco, do restaurante Cartola

Receita de torta morna de chocolate e peras da chef Carla Pernambuco, do restaurante Cartola Foto: Filipe Araújo|Estadão

 

Arroz assado de romã e cebola

Nesta receita do chef israelense Shimi Aaron as cebolas são assadas em suco de romã misturado com mel, dill (endro) e azeite, o que faz com que elas fiquem com aparência brilhante e depois derretam na boca. O chef gosta de servi-lo como um primeiro prato sem carne ou um prato principal leve, ou como acompanhamento com frango ou peixe assado. Confira a receita.

Arroz assado de romã e cebola com dill

Arroz assado de romã e cebola com dill Foto: David Malosh/The New York Times

 

Dorai karê

Esta é uma receita rápida de arroz frito, que pode ser enriquecida com os ingredientes disponíveis na geladeira e na despensa. O toque especial da chef Telma Shiraishi é a adição do curry em pó. Qualquer combinação de legumes, verduras, frutas secas, sobras de proteínas, um pedacinho de bacon ou de presunto pode ser utilizada. Aprenda a fazer em casa.

Dorai karê da chef Telma Shiraishi, do Aizomê

Dorai karê da chef Telma Shiraishi, do Aizomê Foto: Thiago Queiroz/ESTADÃO

 

Pad See Ew tailandês

Similar ao famoso pad thai, esse prato de noodle é especialmente populares por lá porque têm o tal “rot chaat dee” – o equilíbrio entre sabores (picante, azedo, salgado, doce e amargo), texturas (crocante e macia) e aromas (peixe e ervas). Confira a receita da chef tailandesa Pailin Chongchitnant.

Pad see ew na cozinha do chef tailandês Pailin Chongchitnant em Vancouver, Canadá

Pad see ew na cozinha do chef tailandês Pailin Chongchitnant em Vancouver, Canadá Foto: Alana Paterson/The New York Times

 

Rabada do Mocotó

A famosa rabada do Mocotó, restaurante do chef Rodrigo Oliveira, é servida com xerém de milho cremoso e agrião, mas até mesmo com um arrozinho branco fica uma delícia. O prato, apesar de ter muitas etapas, não é difícil de fazer - e, acredite, vale a pena. Confira o passo a passo.

Rabada com xerém de milho cremoso e agrião, do Mocotó.

Rabada com xerém de milho cremoso e agrião, do Mocotó. Foto: Ricardo D'Angelo

 

Carne de panela com pinhão

A carne de panela com pinhão da chef Heloisa Bacellar fica deliciosa e é perfeita para um dia mais frio. Vai muito bem servida sozinha, acompanhada de arroz branco e farofa, ou mesmo com uma polenta cremosa.  Antes de começar, não perca as dicas da chef para escolher, preparar e guardar o pinhão. Confira o passo a passo.

Carne de panela com pinhão

Carne de panela com pinhão Foto: Ana Bacellar

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.