Paladar

Comida

Comida

Alta, 'jugosa' e fatiável: é a tortilla

Alta e redonda.

23 agosto 2012 | 08:00 por lucineianunes

Firme a ponto de ser fatiada, com o interior úmido, que escorre, ‘jugosa’ como dizem os espanhóis.

Recheio pode levar batatas cortadas em rodelas médias e fritas em azeite. Ou também cebolas, fritas só até ficarem transparentes. Recheios são misturados aos ovos antes de ir ao fogo.

Feita em fogo alto, com a frigideira muito quente. Frita dos dois lados.

Servida em fatias, em temperatura ambiente (jamais gelada!), como entrada ou prato principal.

Em casa, o chef catalão Albert Adrià, conta que faz a tortilla com batatas ‘mal fritas e mal cortadas’: mistura 3 ovos, batata e uma cebola. Diz que as melhores tortillas são as galegas, mas indica suas preferidas em Barcelona: “A do Miguelito de la Diagonal e a do C’al Pep”. E adianta que no outono vai colocar tortillas no menu dos bares que mantém na cidade em parceria com o irmão Ferran, o 41°C e o Ticket.

Receita do chef Luís Granados, do Maripili, para uma tortilla para 8 pessoas: 6 ovos, 2,5 kg de batata em cubos e 1/2 cebola picada. Frite as batatas até começar a dourar e em outra panela, a cebola. Misture os ovos, tempere com sal, junte o recheio e leve ao fogo alto, em frigideira bem quente, sem mexer. Frite por 5 minutos. Quando firmar, vire com a ajuda de um prato e frite o outro lado por mais 1 ou 2 minutos.

Ficou com água na boca?