Paladar

Comida

Comida

Estes aperitivos podem se transformar em uma refeição deliciosa

Mezze são aperitivos típicos da região do Mediterrâneo oriental, servidos à temperatura ambiente e perfeitos para acompanhar as bebidas e o bate-papo, especialmente no verão. Confira três receitas para inspiração

02 março 2017 | 19:25 por David Tanis

The New York Times

Uma tigela de azeitonas, um dip de berinjela defumada, talvez uma fatia chamuscada de queijo feta assado ou uma travessa de homus cremoso: tudo isso faz parte do mezze, aperitivos típicos da região do Mediterrâneo oriental. Semelhantes às tapas espanholas, são servidos à temperatura ambiente, perfeitos para acompanhar as bebidas e o bate-papo, especialmente no verão. 

O costume é fazer uma vibrante rodada de aperitivos antes de um banquete ou do prato principal. Mas uma refeição informal composta apenas por variedades de mezze, dentro de casa ou ao ar livre, é ótima solução para o jantar das noites quentes.

 

  Foto: Danny Ghitis|NYT

Ficou com água na boca?

Seja o mezze (ou meze, ou mezedhes) pedido em um restaurante, onde os pequenos pratos ocupam a mesa inteira, ou em casa, aos domingos, com a família reunida, a bebida que melhor o acompanha é qualquer uma das variedades alcoólicas que levam anis. Na Grécia, é o ouzo, raki é a versão turca, o arak é servido no Líbano e em vários outros países (são semelhantes ao pastis francês e à sambuca italiana). Geralmente diluídos em água na proporção de dois para um, são servidos com muito gelo, e perfeitamente refrescantes para o tempo quente.

Quando visitei Istambul, meus anfitriões me levaram ao seu bar favorito, onde passamos horas ao redor da mesa bebericando e beliscando as delícias que saíam da cozinha. E aprendi que raki sem comida é fora de questão.

Muitas opções incluem algum tipo de salada ou dip que podem ser preparadas com bastante antecedência. Os pratos com legumes e verduras são ideais, principalmente nesta época em que as feiras estão lotadas de produtos fresquíssimos. Aqui, dou algumas sugestões como inspiração:

Pasta de berinjela com alcaparras e cheiro verde 

 

  Foto: Danny Ghitis|NYT

A berinjela é presença obrigatória no Oriente Médio e usada de infinitas formas. Esse dip, em estilo turco, pode ser feito dias antes e é perfeito para as baguetes torradas ou o pão árabe quentinho. Leva uma generosa porção de alcaparras picadas (use a que vem em salmoura, se puder) e cheiro verde.

A acidez aparece em três elementos: no suco de limão, no melaço de romã e no iogurte, todos contribuindo para o sabor azedo. É claro que vai alho e azeite e uma pitada de pimenta-caiena. O processador simplifica e acelera a preparação e o sabor fica mais acentuado com o tempo.

Pepino com queijo feta, hortelã e sumac

 

  Foto: Danny Ghitis|NYT

A salada de pepino adquire um sabor mais complexo e marcante se for feita com a versão da horta caseira, mas mesmo os de estufa ficam muito mais saborosos com essa mistura de feta, hortelã, orégano e sumac – sendo que esse último dá um gosto azedo que o limão sozinho não consegue.

Todo o resto pode ser feito de véspera, mas para manter o pepino crocante só tempere meia hora antes de servir.

Abobrinha com tomate cereja e molho de pimentão vermelho

 

  Foto: Danny Ghitis|NYT

Tem abobrinha em casa? Uma porção? Então experimente servi-la em tiras, levemente escaldada em água bem salgada, em uma salada surpreendentemente saborosa. E bonita também, graças à cor avermelhada do vinagrete de pimentão grelhado que lhe dá sabor, o tomate cereja e a azeitona da guarnição.

A maioria dos ingredientes você encontra facilmente em qualquer feira ou supermercado. Os menos comuns, como o sumac e o melaço de romã podem ser adquiridos pela internet.

Se bem que é mais divertido fazer compras nos mercadinhos étnicos. Ali você encontra vários tipos de pães pita e outras versões fresquinhas, além de azeitonas, picles interessantes, tâmaras rechonchudas e iguarias irresistíveis, doces e salgadas, preparadas com massa filo.

E isso é só o começo. Tenho certeza de que você pode descobrir muitas outras coisas sensacionais para enriquecer o seu mezze caseiro.

Ficou com água na boca?