PUBLICIDADE

Comida

Aqui o ovo tem de ser choco

Tradição do Paladar, a megadegustação deste ano reuniu 58 ovos de chocolate que foram separados pelo lugar onde podem ser comprados. Tem de todo tipo para todo tipo de gosto. Eles foram avaliados por seis jurados

Aqui o ovo tem de ser chocoFoto:

Eis a seleção do Paladar dos ovos de Páscoa da safra 2013 em São Paulo. Neste ano, em vez de apresentá-los pela variedade, pela porcentagem de cacau, pelo preço ou pelo tipo de recheio, como já fizemos em edições anteriores, resolvemos agrupá-los conforme o tipo de fornecedor.

A ideia é facilitar a sua vida. Primeiro, você decide onde quer comprar os ovos de Páscoa. Supermercado? Chocolaterias? Por encomenda? E aí confere os que escolhemos em cada tipo de estabelecimento.

Como faz todo ano, a repórter Lucinéia Nunes percorreu lojas, confeitarias e chocolaterias – entre outros estabelecimentos – e preparou um amplo levantamento dos ovos disponíveis em São Paulo.

A equipe do Paladar analisou a lista, selecionou 58 ovos e estabeleceu cinco categorias: supermercados, novos chocolateiros, docerias, ovos por encomenda e chocolaterias de grife. Lucinéia foi às compras e gastou R$ 4 mil – os ovos de Páscoa continuam caros, muito caros, alguns chegam a custar R$ 400, o quilo.

+ CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A MEGADEGUSTAÇÃO DE 2013

PUBLICIDADE

+ Baixe a degustação no seu celular e leva-a às compras com você

A megadegustação de ovos de chocolate é uma tradição no Paladar. Ideia do diretor de Produtos e Projetos do Estado, Ilan Kow, na época em que era o editor do Divirta-se, do Jornal da Tarde, em 2003. Ele foi o primeiro editor do Paladar e trouxe a megadegustação para o caderno em 2006. Até 2011, Ilan provou e avaliou os ovos sozinho. No ano passado, ele generosamente cedeu seu lugar: a safra 2012 foi avaliada por um júri formado por leitores.

Desta vez, montamos um júri misto, com seis integrantes (leia abaixo). Entre eles, os leitores, Mauro Andrea e Fernando Flexa. As vagas para leitores no júri foram disputadíssimas: 1.030 pessoas concorreram, enviando textos sobre chocolate para o site do Paladar. Apenas duas foram escolhidas para participar da degustação.

A prova foi feita na quinta-feira, dia 14, na cozinha do Paladar, às cegas – isto é, os jurados provavam e avaliavam os ovos sem saber quais eram. Anotaram suas impressões numa ficha e depois compararam opiniões para escolher os melhores em cada uma das categorias.

No caso de empate, os jurados repetiam a prova: limpavam o palato com goles de água com gás antes de levar à boca cada pedaço de chocolate. Quebravam a casca, mordiam e comparavam antes de votar. Os resultados você confere a seguir. Se discordar, não fique quieto: comente aqui no blog.

PUBLICIDADE

O júri

São todos chocólatras declarados. Mas o destaque do júri neste ano são os dois leitores selecionados entre 1.030 concorrentes – o processo de seleção durou uma semana e os interessados enviaram textos para o blog do Paladar. Os escolhidos foram o designer gráfico Fernando Flexa, cozinheiro amador, que ama chocolates e sorvetes acima de qualquer outros sabores; e o professor de canto popular Mauro Andrea, que garantiu sua vaga quando escreveu: “Existem dois tipos de chocolate, os que já provei e os que vou provar”. O júri teve a participação também de dois convidados, o empresário Braulio Pasmanik e o professor de bioquímica na USP Sergio Verjovski de Almeida. Participaram ainda a editora do Paladar, Patrícia Ferraz, e a editora-assistente, Heloisa Lupinacci.

Da esq. para dir.: Fernando Flexa, Patrícia Ferraz, Braulio Pasmanik, Mauro Andrea, Sergio Verjovski de Almeida e Heloisa Lupinacci. FOTOS: Felipe Rau/Estadão

>> Veja todas as notícias da edição do Paladar de 21/3/2013

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE