Paladar

Comida

Comida

Arte e sabor em Inhotim

A cozinha industrial do Senac de Belo Horizonte parecia mergulhada em um universo paralelo onde todos falavam catalão no último fim de semana. E todo mundo se entendia, dos cozinheiros aos lavadores de pratos. “Eu compreendo o que vocês falam e parece que os cozinheiros entendem melhor catalão que espanhol”, surpreendia-se Ricard Camarena, chef do Arrop, restaurante de Valência contemplado com uma estrela Michelin, enquanto treinava o mise en place.

26 maio 2010 | 19:40 por oliviafraga

inhotim3

Ele e o também espanhol David Reartes, sócio do Blanc de Tófona, em Valência, foram estrelas da primeira semana do Sabor e Saber, evento gastronômico e cultural que acontece em Belo Horizonte e em Inhotim, complexo de museus de arte contemporânea em Brumadinho (MG). Neste fim de semana será a vez dos chefs Ramón Caso e Beatriz Sotelo. Evento nascido em Tiradentes (MG), o Sabor e Sabor passou a ser realizado em Belo Horizonte e no Instituto Inhotim na segunda edição, em 2009.

inhotim4

Os ibéricos adoraram pequi, usaram queijo da Serra da Canastra e mostraram as facetas da culinária espanhola, tema central do evento. Na sexta-feira, Inhotim foi cenário do jantar oferecido por David Reartes, ele próprio artista plástico. A refeição de pratos leves (apesar de combinações ousadas como no arroz com pé de porco e camarão assado) teve como destaque a sobremesa com sopa de tomilho, maçã ácida e macadâmia.

inhotim5

(Tartar de atum com morangos e ovas de salmão, preparado por David Reartes no Sabor e Saber 2010. Foto: Bruno Magalhães/Divulgação)

Já o autodidata Camarena, eleito chef revelação no Madrid Fusión de 2006, trouxe gordura de vaca processada – que substitui a manteiga – para um de seus pratos mais conhecidos: o arroz de vaca, tradicional em Valência e servido no jantar do dia 23.

A aventura gastronômica se inicia com a distribuição de tubos de “tinta comestível”, recheadas de patês e reduções de aspargos brancos, tomates e ervas. Jantares e ingresso pelo museu, com paisagismo de Burle Marx, seguem até dia 29. Mais informações no site www.saboresaber.com.

Ficou com água na boca?