Paladar

Comida

Comida

As massas mais famosas da Itália reunidas em livro

O escritor e jornalista Dias Lopes apresenta as histórias da massa e outras curiosidades em 12 célebres receitas italianas

07 setembro 2016 | 15:08 por Patricia Ferraz

Delicioso o novo livro de J.A Dias Lopes, Mangia che ti fa felice, que acaba de sair pela Editora Melhoramentos. O jornalista, escritor e cronista gastronômico que adora contar a história dos pratos famosos fez uma coletânea de receitas célebres de massa e conta como surgiram, além de ensinar as receitas e seus segredos de elaboração. Os pratos foram preparados pelo chef Marco Renzetti, do Osteria del Pettirosso.

O livro, de 93 páginas, começa com a história da massa, a partir dos chineses, os verdadeiros pais do espaguete; mostra que não foi o viajante Marco Polo que levou a massa para a Itália; e destaca as massas que foram parar nas telas de cinema, aproveitando para citar as preferências de atores como Sophia Loren e Marcello Mastroiani.

A seleção inclui 12 receitas, ao todo, entre elas o espaguete ao sugo (o molho favorito dos italianos), lasanha à bolonhesa, espaguete à putanesca (obrigatório nos bordéis da região da Campanha em meados do século 20), espaguete à la Norma, trenette ao pesto genovês, espaguete à carbonara e cacio e pepe.

 

  Foto: Reprodução

Editora: Melhoramentos (93 páginas, R$ 85)

Ficou com água na boca?