Paladar

Comida

Comida

Barreado: o prato criado para o carnaval

História, cultura e cozinha se misturam nessa receita

12 fevereiro 2018 | 17:25 por Laíssa Barros

Especial para o Estado

Durante e depois dos dias de folia do carnaval nada melhor do que uma comida que sustente, dê energia para a festa e, quem sabe, cure a ressaca que ela trará. O barreado, ensopado típico da região de Morretes (PR) preparado com carne bovina, toucinho e temperos, foi criado especialmente para esses dias. Conta a história que para poder participar dos festejos de carnaval, os foliões prepararam de antemão um prato especial para durar todo o período de festa. Além de ser uma receita fácil e com grandes propriedades energéticas, mesmo requentado não perde o sabor original. Ou seja, perfeito para o carnaval.

LEIA MAIS:

+ Receita barreado da Mara Salles do Tordesilhas 

Símbolo de fartura, festa e alegria na cultura paranaense, o nome vem da expressão “barrear” a panela, com um pirão de cinza ou farinha de mandioca (um dos segredos do prato), para evitar que o vapor escape e o cozido seque depressa, conta Mauricio Laffite, gerente do Madalozo, o primeiro restaurante a servir o prato em Morretes nos anos 60. Segundo Laffite, o turismo na cidade nasceu e cresceu em torno do prato. “Fomos os primeiros e, de lá para cá, muitos outros restaurantes começaram a oferecer o barreado em Morretes."

Barreado, Tordesilhas

Barreado, Tordesilhas Foto: Codo Meletti

As pessoas vêm de todos os lugares do Brasil somente para experimentar a receita tradicional que em breve terá a indicação geográfica de Morretes. Além da farinha que “barrea” a tampa da panela de barro, é extremamente importante usar uma carne de segunda para executar a receita. Para acompanhar, arroz, farinha de mandioca e banana.

Em São Paulo é difícil encontrar esse clássico da cozinha paranaense. O Tordesilhas oferece o prato que foi eleito pelo Paladar em 2017 como um dos dez melhores da cozinha brasileira na cidade. Na receita da chefe Mara Salles, a carne cozinha por aproximadamente 14 horas.

SERVIÇO

TORDESILHAS

Al. Tietê, 489, Cerqueira César. Tel.: 3107-7444

Preço: R$ 72 (por pessoa, e pode repetir).

Saiba mais.

 

Ficou com água na boca?