Paladar

Comida

Comida

Bienal do Livro abriga o evento Cozinhando com Palavras

A 23ª Bienal Internacional do Livro abriga, pela terceira vez, o evento Cozinhando com Palavras, que reunirá cerca de 40 chefs e autores para palestras e debates sobre comida, literatura e cultura.

23 julho 2014 | 20:02 por carlaperalva

Rodrigo Oliveira conta a trajetória do Mocotó, restaurante fundado por seu pai em 1973. A chef carioca Roberta Sudbrack fala sobre a comida brasileira cotidiana tratada em seu livro Eu Sou do Camarão Ensopadinho com Chuchu. Alex Atala conta sua história em um depoimento ao Museu de Imagem e Som. As chefs Carla Pernambuco e Carolina Brandão comentam o livro As Doceiras, com releituras de doces clássicos.

O crítico de restaurantes do Paladar Luiz Américo Camargo também estará lá, falando de boas receitas de pão de fermentação natural e de seu livro Pão Nosso.

Ficou com água na boca?

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Padaria Brasil

22/8, sexta, às 11h

Consagrado mundialmente e com mais de 30 anos de experiência, o Chef Luiz Farias, reúne em seu livro Padaria Brasil receitas que fazem grande sucesso em nossas padarias. Ele vai conversar sobre a evolução do modelo de padaria no país, um tipo de estabelecimento que já faz parte da cultura brasileira.

Os Pães De Que Mais Gosto

22/8, sexta, às 14h

Encontro como o chef padeiro Rogério Shimura, autor do livro Os Pães de Que Mais Gosto, que reúne suas 40 receitas favoritas. Conhecido por seu trabalho com o chef Alex Atala, com quem manteve a padaria Em Nome do Pão, ele dedica-se à formação de novos chefs padeiros, em sua escola de panificação, e à sua loja R. Shimura Panificação.

Pão Nosso

22/8, sexta, às 17h

Foi na década de 1990, que o crítico de restaurantes e um dos fundadores do caderno Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo, Luiz Américo Camargo começou a fazer pães em casa e a pesquisar o uso de fermentação natural. E ele vai falar sobre as boas receitas de pão e sobre seu livro Pão Nosso.

Pequenas Histórias de Grandes Receitas

22/8, sexta, às 19h30

Toda história tem uma comida e toda comida tem uma história. Este é o mote do encontro saboroso com o chef de cozinha e editor da Melhoramentos, Breno Lerner, autor de A Cozinha Judaica e do premiado O Ganso Marisco e Outros Papos de Cozinha.

A Mesa no Oriente Médio

23/8, sábado, às 11h

Conhecida como pesquisadora do modernismo brasileiro, a escritora e jornalista Márcia Camargos, biógrafa de Monteiro Lobato, também tem um interesse grande pela vida e sociedade no Oriente. Entre seus mais de vinte livros, destacam-se o ensaio O Irã Sob o Chador, com Adriana Carranca, e o romance A Travessia do Albatroz. Ela também foi curadora da mostra Cinema: Oriente Médio.

Tendências Gastronômicas

23/8, sábado, às 14h

As novas tendências na gastronomia mundial é o tema desta conversa que reúne o produtor cultural Jô Takahashi, autor de Izakaya: Por Dentro dos Botecos Japoneses, a escritora e crítica gastronômica Marcia Zolatz, do site Cozinha da Marcia, e a chef Daniela Narciso, idealizadora do Chefs de Rua, projeto que reúne a alta gastronomia com a comida de rua.

Mocotó

23/8, sábado, às 17h

O premiado chef Rodrigo Oliveira, que comanda o restaurante de cozinha brasileira de São Paulo, o Mocotó, fala sobre sua trajetória na gastronomia. Fundado em 1973 por seu pai, o restaurante ficou conhecido como uma tradicional Casa do Norte. Mas coube a Rodrigo aprimorar o menu da casa, tornando o Mocotó referência no que há de melhor da culinária do sertão.

Os Melhores Restaurantes do Mundo

23/8, sábado, às 19h30

Amigos há décadas, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e Ricardo Amaral percorreram o Brasil e o mundo descobrindo novos pratos e novos chefs. Escreveram o Guia dos Guias, um livro com a lista dos 100 melhores restaurantes do mundo, os mais badalados, para ver e ser visto e as grandes apostas. Com textos irreverentes e originais, o guia apresenta fotos e informações detalhadas sobre os restaurantes.

Festival de Tiradentes

24/8, domingo, às 11h

O Festival de gastronomia de Tiradentes é o mais tradicional encontro cultural gastronômico do país, hoje sob comando de Rodrigo Ferraz e a partir dele foi criado uma expedição que busca no Brasil todo, identificar o terroir, produtos e produtores. Objeto de pesquisa do vídeo maker Rusty Marcellini, apresentará vídeos de suas pesquisas e que serão editados no Livro Brasil – Expedição Gastronomica 2 (o volume 1 teve como autores Guta Chaves e Dolores Freixa além de Rodrigo Ferraz).

Os Banquetes do Imperador

24/8, domingo, às 14h

Os autores do livro Os banquetes do Imperador/Menus colecionados por Dom Pedro II: Receitas e Historiografia da Gastronomia no Brasil do século XIX, os chefs e pesquisadores André Boccato e Francisco Lellis falam sobre essa incrível aventura pelos mais de 130 cardápios do século XIX colecionados por D. Pedro II, quase todos escritos em francês.

Pitadas da Rita

24/8, domingo, às 17h

Rita Lobo é uma referência para os que amam renovar a cozinha no cotidiano. É o que ela ensina no Blog Panelinha, e nos seus livros Panelinha, Receitas que Funcionam, Cozinha de Estar e no recém-lançado Pitadas da Rita: Receitas e Dicas Práticas para Deixar o Dia a Dia Mais Saboroso. Desde 2013, é publisher do selo Panelinha, da Companhia das Letras.

Segredos do Gosto

24/8, domingo, às 19h30

A chef Monica Rangel, do restaurante O Gosto com Gosto, de Visconde de Mauá, é conhecida por sua batalha pela gastronomia brasileira. Em seu livro Interpretações do Gosto, ela reúne receitas de petiscos, produtos artesanais, ingredientes da montanha, doces e muito mais, recuperando uma cozinha de tropeiros, de andarilhos, e também da Corte.

A Arte do Marzipã

25/8, segunda, às 11h

Encontro com a chef Magda Botezelli, especializada na modelagem do marzipã. Há alguns anos, esta cake designer vem enfeitando prateleiras de lojas de doces, mesas de festas e aniversários com seu trabalho. Ela vai mostrar um pouco de sua arte, com a modelagem e a pintura das suas famosas frutinhas de marzipã.

Depoimento de Alex Atala ao MIS

25/8, segunda, às 14h

Considerado um dos melhores chefs de cozinha do mundo, Alex Atala conversa com a educadora Rosa Moraes, Diretora de Hospitalidade e Gastronomia da Rede Laureate no Brasil. Atala iniciou sua carreira aos 19 anos, na escola de Hotelaria de Namur, na Bélgica. Trabalhou na França no restaurante Jean Pierre Bruneau e no Hotel de la Cote D’Or. De volta ao Brasil, em 1999, inaugurou o D.O.M. Restaurante, onde a cultura alimentar do país se tornou protagonista de uma cozinha de vanguarda.

Banquetes dos Orixás

25/8, segunda, às 17h

O chef paraibano Carlos Ribeiro, que comanda o restaurante Na Cozinha, em São Paulo, apresenta um cardápio típico das religiões afro-brasileiras, destacando a influência africana na culinária do Brasil. Ele é autor do livro Comida de Santo Que se Pode Comer, com 16 receitas de pratos tipicamente brasileiros.

Eu Sou do Camarão Ensopadinho com Chuchu

25/8, segunda, às 19h30

A chef carioca Roberta Sudbrack é uma incansável pesquisadora da culinária cotidiana brasileira. Em seu livro Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu, cujo título é uma homenagem à Carmen Miranda, Sudbrack apresenta 25 receitas, o modo de preparo e os bastidores de sua criação.

Por Uma Vida Mais Doce

26/8, terça, às 11h

Formada pela École Lenôtre, uma das principais escolas de pâtisserie do mundo, a jovem Danielle Noce apresenta um pouco de seus conhecimentos como exímia confeiteira. Desde 2011, ela é apresentadora e redatora do site e programa I Could Kill For Dessert. Ela também é apresentadora do programa A Doce Cozinha de Dani Noce no canal da Tastemade Brasil.

Cão Chupando Manga

26/8, terça, às 14h

Encontro com a escritora e chef Joyce Cavalcante, autora do romance Cão Chupando Manga, no qual ela conta a história do migrante Zezito, um audacioso garçom cearense. O cenário político, a ganância dos empresários, o amor livre e muitas receitas gastronômicas são os temperos e ingredientes deste romance.

Conversando com Wessel

26/8, terça, às 17h

Filho de Lászlo Wessel, fundador da marca mais conceituada de carnes no Brasil, István dirige a Wessel Culinária & Carnes ao lado do seu filho Daniel, e dedica-se, ainda, à atividade que lhe proporciona grande prazer: escrever. Sua paixão por gastronomia, vinhos e charutos, aliada ao dom da escrita e senso de humor refinado, resultará em deliciosa e instrutiva apresentação.

1.000 Receitas

26/8, terça, às 19h30

Há mais de vinte anos, Palmirinha Onofre cativa milhões de fãs com suas receitas na televisão. Em 1999, ganhou um programa só seu na TV Gazeta – o TV Culinária. E, hoje, apresenta o Programa da Palmirinha, no canal Bem Simples, da Fox International Channels Brasil. Além de vários livros de receita, ela também escreveu o autobiográfico A Receita da Minha Vida.

Atitudes Saudáveis na Cozinha

27/8, quarta, às 11h

Uma conversa com a personal chef Carla Elage, que comanda o Carla Elage Gastronomia desde 2002 e está à frente do Brilat Café, em São Paulo, desde 2005, com o professor de literatura, gramático e escritor, Roberto Juliano, autor do livro O Dilema do Vegano: Crônicas, Viagens e Receitas.

Gastronomia Sertaneja

27/8, quarta, às 14h

Especialista em educação, mas com um profundo conhecimento da cozinha do sertão pernambucano, Ana Rita Dantas Suassuna é autora do elogiado livro Gastronomia Sertaneja: Receitas que Contam Histórias, no qual ela descreve o universo da alimentação sertaneja, dos ingredientes aos apetrechos da cozinha.

Comer Rezando

27/8, quarta, às 17h

É com versos que a ilustradora e poetisa Tânia Carneiro Leão ensina receitas de pratos variados, como um arroz de pato, ou um manjar de manga, que segundo a autora era a sobremesa preferida de Jorge Amado e do poeta Carlos Pena Filho. Ela é autora do livro de poemas culinário Comer rezando: receitas rimadas e ilustradas.

As Doceiras

27/8, quarta, às 19h30

Sócia proprietária dos restaurantes Carlota e Las Chicas, Carla Pernambuco pode ser definida como uma chef multimídia. Além de ser uma das mais conceituadas chefs do Brasil, ela também é blogueira e escritora, com oito livros publicados. Com Carolina Brandão, ela é autora do livro As Doceiras, com releituras de receitas clássicas.

Raízes da Cultura Gastronômica Brasileira

28/8, quinta, às 11h

Antropólogo e museólogo, criador e curador do Museu da Gastronomia Baiana, Raul Lódy tem uma trajetória de pesquisa e recuperação de documentos da história da alimentação no Brasil. Ele é o organizador do livro Farinha de Mandioca: o Sabor Brasileiro e as Receitas da Bahia, que trata da farinha de mandioca, base alimentar dos indígenas.

iChef

28/8, quinta, às 14h

Carlos Bertolazzi começou sua carreira como chef após terminar seus estudos no Piemonte e trabalhar no Flipot, na Itália. Em seu livro iChef: histórias e receitas de um chefe conectado, o chef-proprietário dos restaurantes Zena Caffè e Per Paolo fala de sua carreira e de todo o processo de construção de um profissional da cozinha.

Casa da Farinha – Fábrica de Sonhos

28/8, quinta, às 17h

Chamada de “ouro em pó”, a farinha de mandioca faz parte da história do Brasil. E sobre esta história, com suas receitas tradicionais e modernas, que a chef Aldryne Leite irá falar. Ela é co-autora do livro Casa da Farinha – Fábrica de Sonhos, em parceria com o chef Marco Antônio Souza.

Mistura Morena

28/8, quinta, às 19h30

Chef dos restaurantes Capim Santo e Santinho, de São Paulo, Morena Leite apresenta suas receitas favoritas com frutas e raízes do Brasil, compiladas no seu livro Mistura Morena. Desde pequena, Morena convive com panelas e restaurantes. Mas foi no Cordon Bleu, onde estudou, que ela encontrou a técnica para orientar seu trabalho: brincar com os sentidos, explorar sabores e revisitar pratos tradicionais.

O Que Vai Ter Lá Em Casa Hoje?

29/8, sexta, às 11h

Reunindo arte e gastronomia, a artista plástica Teté Droghetti apresenta suas receitas rápidas, fáceis e extremamente saborosas, transformando definitivamente a cozinha em arte. Ela é autora do livro O Que Vai Ter Lá Em Casa Hoje?, que nasceu de sua paixão e curiosidade pelo mundo da culinária.

Cozinha de Saudade da Avó

29/08, sexta, às 14 horas

Autor dos livros de receita “Torta da Avó”, “Bolo da Avó” e o recém-lançado “Pudim da Avó”, o fotógrafo, jornalista e chef André Boccato conversa sobre essas receitas maravilhosas e tão cheias de boas lembranças. Curador do Cozinhando com Palavras, Boccato é também autor de 12 títulos em culinária e gastronomia.

Sex and The Kitchen

29/8, sexta, às 17h

Criador do Blog Cuecas na Cozinha, Alessander Guerra adora um bom tempero. E não só no prato, mas na vida de modo geral. É com bons ingredientes que ele escreveu o romance-gastronômico Sex and The Kitchen, no qual descreve, com sabor e 70 receitas elaboradoras por vários chefs, as aventuras de seus protagonistas, P e G.

O País das Bananas

29/8, sexta, às 19h30

Colunista do caderno Paladar, de O Estado de S. Paulo, e diretor de redação da Revista Gosto, J. A. Dias Lopes apresenta receitas da gastronomia brasileira. Ele é autor de A Canja do Imperador, A Rainha que Virou Pizza e do recém-lançado O País das Bananas, no qual recolhe crônicas e 81 receitas genuinamente nacionais.

Jaboteco

30/8, sábado, às 11h

Encontro de boteco com a presença de autores premiados no Jabuti Gastronômico. Trata-se de um bate papo informal com finalistas dos últimos anos.

Quindim

30/8, sábado, às 14h

Doceira de mão de cheia, Cátia Farias, junto de seu marido e filhos, transformou um período de dificuldade em oportunidade, criando a primeira casa do mundo especializada em quindins gourmets, o Bendito Quindim. Produzidos de maneira artesanal, ela oferece 15 versões criativas de quindins.

Loucuras de Chocolate

30/8, sábado, às 17h

Simone Izumi é arquiteta. Mas dois anos depois de sua graduação, rendeu-se aos encantos da confeitaria e chocolateria. Proprietária da Divas Chocolates desde 2004 e autora do blog Chocolatria, ela é autora do livro Loucuras de Chocolate. Ela produz os chocolates vendidos na Sanrio Café, loja oficial da Hello Kitty em São Paulo.

A Presença do Vinho na Ópera

30/8, sábado, às 19h30

Com trechos retirados de óperas de Rossini, Donizetti, Verdi, Puccini, Bizet, Mascagni, J.Strauss II, Arrieta e Thomas, este encontro com o crítico musical Sérgio Casoy e com o enólogo Aguinaldo Zackia Albert aborda as várias referências feitas ao vinho nas óperas. São cenas em contextos variados que vão desde a mais pura comédia até os dramas de alta densidade.

Gastronomia nas Telenovelas

31/8, domingo, às 11h

Doutor em Teledramaturgia pela USP e membro da Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão de Nova York, Mauro Alencar vai conversar sobre a cozinha nas telenovelas brasileiras, comentando cenas de Feijão Maravilha, Escrava Isaura, Avenida Brasil, Chocolate com Pimenta e A Próxima Vítima, entre outras. Para participar da conversa, o ator Dalton Vigh, que fez o chef Renê Velmont, na novela Fina Estampa.

Sabores do Mundo

31/8, domingo, às 14h

Inspirado na Copa de 2014, o chef Edu Guedes recuperou receitas que aprendeu em suas inúmeras viagens pelo mundo, recriando cada uma delas especialmente ao gosto e ao estilo de vida dos brasileiros. Elas estão reunidas no livro Sabores do Mundo. Ele apresenta suas receitas no programa Hoje em Dia, na Rede Record.

Magali, 50 anos

31/8, domingo, às 17h

Quem não se lembra de Magali, devorando uma bela melancia. A personagem comilona da Turma da Mônica, de Maurício de Souza, completa 50 anos. E para comemorar essa data, o Cozinhando com Palavras promove um encontro especial.

SERVIÇO – 23ª Bienal Internacional do Livro

Pavilhão de Exposições  do Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1,209, Santana

Quando: de 22 a 31 de agosto

Retirar a senha 30 minutos antes de cada apresentação

>> Veja a íntegra da edição do Paladar de 24/7/2014

Ficou com água na boca?