Paladar

Comida

Comida

Brasil a Gosto esmiúça a mandioca em curso

Além da anfitriã da casa, Ana Luiza Trajano, os outros palestrantes são a colunista do Paladar Neide Rigo, a chef Mara Salles e o sociólogo Carlos Alberto Dória

30 junho 2016 | 18:05 por Redação Paladar

Estreia na segunda-feira (4) uma série de cursos que a chef Ana Luiza Trajano vai realizar sobre ingredientes brasileiros no Brasil a Gosto, restaurante que se tornou também um instituto de pesquisa neste ano.

O primeiro é sobre a mandioca, com quatro aulas nas segundas-feiras de julho, sempre das 19h às 23h, com palestrantes diferentes, entre eles a colunista do Paladar Neide Rigo. Todos os encontros são seguidos de degustações de receitas que levam o ingrediente.

No dia 4, o sociólogo Carlos Alberto Dória vai falar sobre a domesticação da mandioca, fazendo um panorama cultural do alimento de Norte a Sul do Brasil. Haverá, ao final da aula, uma degustação de poqueca, uma moqueca na folha de bananeira cujo pirão leva mandioca.

Na segunda seguinte, dia 11, é a vez da nutricionista Neide Rigo falar sobre os processos de aproveitamento total da mandioca, desde a massa moída ao polvilho. Ao fim, vai preparar beijus coloridos com flores comestíveis para os participantes.

Seção que trata da mandioca no livro "Misture a Gosto", de Ana Luiza Trajano

Seção que trata da mandioca no livro "Misture a Gosto", de Ana Luiza Trajano Foto: Alexandre Schneider|Divulgação

No dia 18, a chef Mara Salles, do Tordesilhas, tratará dos tipos de farinha (fermentadas ou não) e as possibilidades de uso, como o cuscuz de farinha ovinha com camarão que ela vai servir na noite.

Quem encerra o ciclo é a anfitriã da casa, Ana Luiza Trajano, no dia 25, com uma aula sobre o redescobrimento do receituário tradicional, com o preparo (e a degustação) de farofas, biscoitos e mingaus. A chef, que lançou no ano passado o livro Misture a Gosto (Melhoramentos), um glossário com 505 ingredientes brasileiros, prepara-se para lançar neste ano um título que deverá reunir 200 receitas clássicas brasileiras.

Para participar do curso, as quatro aulas com degustações saem por R$ 790.

SERVIÇO

Curso Mandioca, a raiz do Brasil

Dias 4, 11, 18 e 25 de julho, das 19h às 23h

R$ 790 (as quatro aulas com degustações)

Brasil a Gosto - R. Professor Azevedo do Amaral, 70, Jardim Paulista

Ingresso no site do FoodPass

 

 

Ficou com água na boca?