Paladar

Comida

Comida

Brasileiras participam de fórum mundial que promove papel da mulher na gastronomia

Fórum Parabere terminou nesta segunda (7), na Itália; Roberta Sudbrack, Janaina Rueda e Teresa Corção estiveram lá

07 março 2016 | 16:29 por Redação Paladar

Na véspera do Dia da Mulher, terminou nesta segunda (7) o fórum anual Parabere, que celebra o papel da mulher na gastronomia, com a participação de convidadas de mais de 30 países. Foram dois dias de palestras na cidade de Bari, na Itália, em volta do tema empreendedorismo.

Três cozinheiras brasileiras estiveram no evento: Teresa Corção (O Navegador, no Rio), Roberta Sudbrack (restaurante homônimo, no Rio) e Janaina Rueda (Bar da Dona Onça e Casa do Porco, em São Paulo). Foi de Teresa, que também é presidente do Instituto Maniva, a palestra que abriu o congresso, no domingo de manhã, sob o nome “Ecochefs e egochefs: o lugar dos cozinheiros na cadeia do alimento”.

As chefs Janaina Rueda e Roberta Sudbrack, no fórum na Itália

As chefs Janaina Rueda e Roberta Sudbrack, no fórum na Itália Foto: Divulgação

Roberta, que já tinha participado do fórum no ano passado, na Espanha, fez o jantar de abertura do evento neste ano, e Janaina foi ao Parabere como ouvinte, convidada pela organização do evento por conta de seus empreendimentos no Brasil.

Ficou com água na boca?

Entre as palestrantes estavam ainda a americana Lara Gilmore, que falou sobre sua vida ao lado do marido, o premiado chef italiano Massimo Bottura (Osteria Francescana); e Sasha Correa, que contou detalhes do Basque Culinary World Prize, prêmio criado pelo Centro Culinário Basco para recompensar o impacto positivo de restaurantes na sociedade.

+ LEIA MAIS

- Prêmio para chefs que querem mudar o mundo

Sasha Correa falou no evento sobre o prêmio criado pelo Basque Culinary Center

Sasha Correa falou no evento sobre o prêmio criado pelo Basque Culinary Center Foto: Divulgação

 

Ficou com água na boca?