PUBLICIDADE

Comida

Broto ou plantinha?

O botânico Gil Felippe, autor do livro Grãos e Sementes - A Vida Encapsulada (Ed. Senac),  responde:

Broto ou plantinha?Foto:

FOTO: Marcos de Paula/Estadão

Afinal, o que é um broto? Quase tudo que chamamos de broto, na verdade, não é, botanicamente, broto. Há sementes germinadas (caso do broto de feijão) e plântulas ou plantinhas (caso dos brotos que ilustram esta página). Do ponto de vista técnico, uma semente que germina dá origem a uma nova planta e broto é o nome dado àquilo que nasce em uma planta ou tubérculo já adulto. O broto de bambu é um dos mais conhecidos. Ele nasce de um bambu, que produz um broto.

+ Pode comer que não é enfeite

Posso comer brotos acidentais, que nascem em vegetais esquecidos na geladeira? Melhor não. Uma batata esquecida na gaveta de legumes da geladeira pode brotar. Os olhinhos que aparecem na batata são chamados de gemas, que vão crescer e produzir um broto. Mas ele não deve ser comido, porque a casca tem muita solanina, que é uma substância tóxica.

Qualquer semente germina? Para germinar ela tem de ter a casca permeável, para absorver água. Quando a água entra, as enzimas são despertadas, as células se multiplicam, a semente incha, a casca estoura e a semente germina, nascendo uma plantinha.

PUBLICIDADE

>> Veja todos os textos publicados na edição de 31/1/13 do ‘Paladar’

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE