Paladar

Comida

Comida

Buracos de tatu de terroir dos Zuccardis

04 outubro 2012 | 08:00 por luizhorta

José Alberto e Sebastián Zuccardi

José Alberto Zuccardi anda furando buracos por toda Mendoza. Não se trata de um hobby alucinado, nem da ideia de fazer um campo de golfe.

Os Zuccardis, agora com Sebastián trabalhando ativamente com o pai, contrataram o chileno Pedro Parra, especialista em terroirs, e andam investigando o subsolo mendocino.

Com a Malbec tendo chegado ao auge da qualidade, o novo caminho do vinho argentino foi explorar o que se passa lá embaixo, nas raízes.

Em visita no ano passado, tinha provado Malbecs de quatro diferentes regiões, já resultado dessas aventuras subterrâneas. Eram uvas de vinhedos distintos, fermentadas em separado, e a diferença entre os vinhos era notável, do mais mineral ao mais fechado. Mas eram apenas amostras, todas feitas com total pureza, sem madeira, para que pudessem mostrar suas características. Recentemente, os Zuccardis, pai e filho, vieram a São Paulo com o primeiro vinho pronto dessa nova onda. Chamado Aluvional 2008 (R$ 480, Ravin, tel. 5574-5789), é exclusivamente de uvas de La Consulta. É muito bom, elegante, com acidez natural (coisa raríssima na Argentina, pelo menos na parte central do país) e longo sem ser pesado. Um Malbec de outra estirpe, completamente diferente dos pesados e amadeirados de anos atrás. Sebastián, tão agitado e energético quanto o pai, mostrava fotos de satélite, projetos, e desfiava ideias sem fim.

Provei também amostras de diferentes Bonardas, igualmente de altitudes, solos e climas diferentes, e delas igualmente vai sair coisa interessante. Como me disse José Alberto na sua vinícola, “quando me perguntam o que virá depois da Malbec, respondo: ‘Teremos mais Malbec, de outro jeito’”.

Ficou com água na boca?