Paladar

Comida

Comida

Chef Carlos Ribeiro lança livro com receitas de orixás

Livro escrito em parceria com antropólogo estudioso do candomblé reúne 35 receitas profanas montadas a partir de pratos sagrados de 16 orixás

01 agosto 2018 | 21:11 por Redação Paladar

Acaba de ficar pronto o livro Comida de Santo que se Come, resultado de pesquisa do chef Carlos Ribeiro com o antropólogo Vilson Caetano sobre comida de orixás. Lançamento da editora Arole, que o leva para a Bienal do Livro (de 3 a 12/8, no Anhembi), o título reúne 35 receitas profanas a partir de pratos sagrados de 16 orixás, como Iemanjá, Iansã e Oxum.

O prato que ilustra a capa (filé com farofa de dendê), por exemplo, é da dieta de Exu, santo descrito no livro como “o dono do mercado, do azeite de dendê, que come tudo com pimenta, tem suas comidas prediletas, mas come as dos outros”.

As receitas são de Carlos Ribeiro, criadas a partir da pesquisa de pratos de cada um dos orixás, oferecidos em cerimônias do candomblé. O livro ainda agrega um texto que fala da importância e da função dos ingredientes na comida de santo, assinado por Vilson Caetano, que é pesquisador de populações afrobrasileiras e alimentação e professor da Universidade Federal da Bahia.

Na Bienal, o livro será lançado com sessão de autógrafos no dia 12 às 13h, no espaço Cozinhando com Palavras (R$ 71; 184 págs.). 

 

  Foto: Reprodução

SERVIÇO

COMIDA DE SANTO QUE SE COME

Autores: Carlos Ribeiro e Vilson Caetano

Editora: Arole (144 págs., R$ 71)

www.comidadesanto.com.br

 

Ficou com água na boca?