Paladar

Comida

Comida

Chef pâtissier da Casa Branca deixa o cargo

O chef executivo da pâtisserie da Casa Branca está deixando o posto. Bill Yosses “culpa” a primeira-dama, Michelle Obama por sua saída ao despertar nele o interesse pela relação comida/saúde. O homem que preparou ganache com chocolate do Havaí para o presidente da França e é famoso pelas esculturas de açúcar está se mudando para Nova York, onde ensinará crianças e adultos a comer melhor. “Foi uma decisão agridoce”, disse o pâtissier ao New York Times.

19 março 2014 | 11:55 por redacaopaladar

Yosses e Michelle na cozinha da Casa Branca. FOTO: Kevin Dietsch/New York Times

Bill Yosses foi levado para a Casa Branca por Laura Bush em 2007, quando era aclamado em Nova York pelos suflês de framboesa e pera que criou em restaurantes como Montrachet e Bouley. Mas quando Michelle se tornou primeira-dama, em 2009, Yosses foi orientado por ela a fazer sobremesas mais saudáveis e em porções menores. Começou a substituir manteiga por purê de frutas e usar mel e agave no lugar de açúcar. Também lançou mão das frutas da horta presidencial, como morango, amora, ruibarbo, figo, mamão. Até mel de colmeias próximas à Casa Branca ele usou.

Apesar da mudança de enfoque, Yosses manterá seus velhos amigos da pâtisserie. “Não vou demonizar creme de leite, manteiga, açúcar e ovos”, afirma.

 O chef é famoso por suas esculturas de biscoito e açúcar. FOTO: Saul Loes/AFP

Ficou com água na boca?