Paladar

Comida

Comida

Chefs e boieiras juntos no encerramento do 11º festival Ver-o-Peso

Foram quatro dias intensos de aulas, jantares, visitas a pontos gastronômicos da capital paraense e muita comida: chegou ao fim neste domingo, 14, a 11ª edição do festival Ver-o-Peso da cozinha paraense em Belém. No encerramento, as tradicionais boieiras, que preparam a comida servida no mercado do Ver-o-Peso, fizeram parceria com alguns dos chefs convidados para o festival.

15 abril 2013 | 00:45 por joseorenstein

Chefs reunidos no encerramento do festival Ver-O-Peso, em sua 11ª edição. FOTO: Divulgação

Felipe Rameh, de Belo Horizonte, Checho Gonzales, de São Paulo, Felipe Schaedler, de Manaus, entre outros cozinheiros, deram toques pessoais às receitas das boieiras no evento mais concorrido do festival – o público lotou a sala dentro do shopping Boulevard, onde aconteceu a maioria das aulas. Entre os quitutes servidos,  fez sucesso a maniçoba – preparado com a folha da mandioca brava desintoxicada –  com farofa de avuí.

O festival Ver-o-Peso é pioneiro na valorização e divulgação dos ingredientes amazônicos. Foi idealizado por Paulo Martins (1946-2010) e hoje é tocado pela família: Tânia, Daniela e Joanna. Nesta edição, que atraiu centenas de participantes, teve lugar ainda um concurso de receitas e chefs cozinhando na praça, na semana passada.

Ficou com água na boca?