Paladar

Comida

Comida

Coma e depois lamba os dedos

Por David Tanis

17 janeiro 2013 | 13:17 por redacaopaladar

The New York Times

A maioria das pessoas costuma pedir codornas no restaurante, mas raramente prepara essas aves em casa. Porém assar uma codorna é simples e rápido. Elas ficam prontas na metade do tempo que um frango e são mais gostosas do que asas de galinha, por exemplo. E há outra boas razões para prepará-las em casa, como o sabor. As codornas de granja são deliciosas, bem mais saborosas que a maioria dos frangos. Sua carne tem textura firme e gosto marcante. São mais divertidas de comer do que galinha: o tamanho reduzido exige que ela seja comida com os dedos em algum momento – é a coisa mais natural a se fazer.

FOTO: Karsten Moran/NYT

As codornas são versáteis e exibem com orgulho sabores que vão do rústico Mediterrâneo ao asiático, complexo e apimentado. As menores, mais magras, são gostosas empanadas e fritas. Para prepará-las assadas, procure as mais “gordinhas”, que pesam cerca de 150g. Elas têm um pouco mais de gordura, o que impede que sequem. Em todo caso, é conveniente marinar pelo menos uma hora antes de assar.

Esta receita com uvas é uma maneira fantástica de fazer que revelem sua suculenta riqueza. Pode-se usar toda variedade de uvas de mesa.Tudo neste prato é assado, e é uma visão maravilhosa: a codorna brilhante, as uvas lindas e as cebolas caramelizadas. Sem falar no aroma extraordinário e, ouso dizer, na delícia que é lamber os dedos.

>> Veja todos os textos publicados na edição de 17/1/13 do ‘Paladar’

Ficou com água na boca?