Paladar

Comida

Comida

Comida congelada: aprenda a maneira correta de conservar alimentos no freezer

Confira truques e dicas para manter carnes, verduras, legumes e frutas conservados sem prejudicar sua textura, cor, aroma e sabor

06 de junho de 2020 | 05:00 por Danielle Nagase, O Estado de S.Paulo

Engana-se quem pensa que, para conservar alimentos, basta acomodá-los dentro do freezer. Para começo de conversa, nem todo ingrediente sobrevive ileso à queda acentuada de temperatura - vide o morango que, uma vez descongelado, fica molenga, aguado e com um aspecto nada apetitoso.

Use um canudinho para tirar o ar das embalagens antes de levar para o freezer.

Use um canudinho para tirar o ar das embalagens antes de levar para o freezer. Foto: Arte Estadão

Além disso, outros cuidados precisam ser tomados para que, de fato, a comida se mantenha preservada e segura para consumo - não é recomendado, por exemplo, congelar peças de carne com mais 2,5 quilos e dez centímetros de espessura. Se for o caso, convém cortar em porções menores.

Pode não parecer, mas existe muita técnica culinária por trás comida congelada. Além dos truques que vão facilitar sua vida na cozinha no dia a dia - nada como ter no freezer cubinhos de caldo de legumes (congelados na fôrma de gelo) para incrementar uma receita -, há ainda estratégias para preservar as características naturais dos ingredientes, como cor, textura e sabor.

Em busca desses macetes, o Paladar conversou com especialistas em conservação de alimentos - engenheiro de alimentos, nutricionista e chefs - para montar o manual da comida congelada. Confira o conteúdo completo aqui

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?