Paladar

Comida

Comida

Como calcular a quantidade de comida para um churrasco

Quanta carne comprar para um churrasco? Conversamos com o especialista em churrasco Dárcio Lazzarini que nos ajudou a montar este guia para você receber em casa sem estresse.

09 dezembro 2015 | 19:42 por redacaopaladar

Bom, primeiro você precisa considerar que é uma refeição longa, com duração de até seis horas e isso muda as coisas, porque os convidados matam a fome e, umas horas depois, podem querer recomeçar. Outra coisa importante é que tem sempre a linguicinha, o pão com alho, o queijo, a farofa, tudo isso precisa entrar no cálculo total, que é de 600g por pessoa, incluindo carne, aperitivos e acompanhamentos. Mas a quantidade para homens e mulheres é diferente – e não se trata de sexismo, é só a constatação de que homens costumam comer mais que mulheres.

Comece o churrasco pelas carnes mais leves e com menos gordura, a gordura deixa gosto residual na boca que ofusca os sabores mais suaves. E não economize na qualidade da carne: 90% do sucesso de seu churrasco depende da carne, os outros 10%, da habilidade do churrasqueiro.

Ilustração: Carlinhos Müller/Estadão

CARNES:

Homem: 400g de carne por pessoa

Mulher: 300g carne por pessoa

Guarnições: 200g por pessoa (distribuídos entre as diferentes opções)

CARVÃO:

1 saco de 5 kg para 6 kg de carne. A maneira de armazenar o saco de carvão depois de aberto é muito importante, principalmente na praia, pois não pode pegar umidade. A dica é embalá-lo em saco plástico.

Mais da calculadora do Paladar:

+Comida

+Sobremesa

+Bebida

+Gelo

+Manual dá dicas de como fazer uma festa em casa

>> Veja a íntegra da edição de 10/12/2015

Ficou com água na boca?