Paladar

Comida

Comida

Como montar tábuas de queijos e embutidos

Compor uma tábua de queijos e embutidos não é uma ciência exata, mas seguindo essas dicas o sucesso é garantido

30 agosto 2018 | 18:49 por Redação Paladar

Montar uma boa tábua de queijos ou embutidos tem algumas regras. Há até uma ordem correta para prová-los, dos mais suaves aos mais complexos. Calcule 200g de queijos ou embutidos por pessoa. Confira a seguir os princípios gerais:

Tábua de queijos e embutidos

Tábua de queijos e embutidos Foto: Codo Meletti|Estadão

 

TÁBUA DE QUEIJOS

1. Sirva pelo menos três opções de queijo, variando texturas, sabores, origens e cores. Considere a classe do queijo ou o tempo de maturação, além do tipo de leite com que é feito. 

2. Escolha pelo menos um de cada grupo: mofo azul (gorgonzola, roquefort); mofo branco (brie, camembert); massa semidura ou semimole (gruyère, emmental), de leite de cabra (como o chabichou, de mofo branco) e duros (parmesão, pecorino). Vá aumentando as opções dentro de cada família para uma tábua maior.

3. Disponha os queijos na tábua formando um círculo, iniciado pelos mais suaves até os mais fortes. Se quiser continuar nessa empreitada mais profissional, existe uma ordem também para a degustação dos queijos: o ideal é começar pelos suaves, como brie, seguir para os médios, como gruyère, e finalizar com os fortes, como os de cabra de mofo branco, e defumados, que têm personalidade bem forte.

4. Os queijos devem estar em temperatura ambiente. Os de massa mole – como o brie – devem ser retirados da geladeira de 30 a 45 minutos antes de serem consumidos. Já os mais duros, no mínimo 2 horas antes. 

+ Veja como harmonizar queijos com diferentes estilos de vinhos e cervejas. 

 

TÁBUA DE EMBUTIDOS

1. Variedade é o trunfo. Inclua os mais e os menos curados, os mais e os menos apimentados, os defumados. Varie também o tipo de carne. 

2. Salames, mortadelas e presuntos apresentam diferentes variedades de acordo com a região. Por exemplo, o grupo do presunto cru inclui os italianos Parma e San Danielle e o espanhol Jamón de Bellota – cada um com suas características e preços.

3. Entre os curados, há salame, copa, chorizo. Para montar a tábua, o ideal é escolher um tipo de cada grupo, com diferentes intensidades de picância e gordura.

+ Veja como harmonizar embutidos com diferentes estilos de vinhos e cervejas. 

Ficou com água na boca?