Paladar

Comida

Comida

Como tirar a pele do tomate

Aprenda esse truque com o chef José Barattino e tenha tomates sem pele, sem sementes e cortados em cubos perfeitos sem esforço

26 de novembro de 2019 | 13:40 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Muitas receitas pedem tomate sem pele e sem sementes, cortado em cubinhos. Antes de começar o preparo da sua mise en place, confira as dicas do chef José Barattino, chef do Eataly e do vegetariano Homa, para conseguir executar esse passo com pouco trabalho. É um truque simples, que te dará cubos de tomate firmes, sem pele e cortados perfeitamente. 

Olhe só como é fácil: com uma faca própria para cortar legumes, retire "o olhinho" do tomate . Risque uma cruz na outra extremidade da fruta, na parte mais conhecida como "bundinha" (faça cortes superficiais, não precisa ser profundo). Ponha o tomate na água fervendo, conte 25 segundos, retire da água e ponha numa tigela de água com gelo para interromper o cozimento. Com a ajuda de uma faca, puxe a pele do tomate cuidadosamente, a partir do corte que você fez em cruz. A pele sai fácil e o tomate continua cru - e dá para fazer com todos os tipos de tomate, inclusive com os pequeninos sweet grape e cereja. 

Depois de mergulhar o tomate por segundos em água fervente, a pele sai praticamente sozinha.

Depois de mergulhar o tomate por segundos em água fervente, a pele sai praticamente sozinha. Foto: Walter Costa/Estadão

Agora que aprendeu a técnica, aproveite para fazer seus próprios tomates pelados e, depois, o molho de tomate mais fácil do mundo, com manteiga e cebola - receita da Marcela Hazan, que pede tomates sem pele e sem sementes -, ou belas bruschettas, italianíssimas - nesse caso, você vai precisar de dez tomates sem pele cortados em cubos.

Truques que vão mudar seu jeito de cozinhar

Guia dos tomates enlatados

Ficou com água na boca?