Paladar

Comida

Comida

Como tirar a pele do tomate

Aprenda esse truque com o chef José Barattino e tenha tomates sem pele, sem sementes e cortados em cubos perfeitos sem esforço

26 de novembro de 2019 | 13:40 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Muitas receitas pedem tomate sem pele e sem sementes, cortado em cubinhos. Antes de começar o preparo da sua mise en place, confira as dicas do chef José Barattino, chef do Eataly e do vegetariano Homa, para conseguir executar esse passo com pouco trabalho. É um truque simples, que te dará cubos de tomate firmes, sem pele e cortados perfeitamente. 

Olhe só como é fácil: com uma faca própria para cortar legumes, retire "o olhinho" do tomate . Risque uma cruz na outra extremidade da fruta, na parte mais conhecida como "bundinha" (faça cortes superficiais, não precisa ser profundo). Ponha o tomate na água fervendo, conte 25 segundos, retire da água e ponha numa tigela de água com gelo para interromper o cozimento. Com a ajuda de uma faca, puxe a pele do tomate cuidadosamente, a partir do corte que você fez em cruz. A pele sai fácil e o tomate continua cru - e dá para fazer com todos os tipos de tomate, inclusive com os pequeninos sweet grape e cereja. 

Depois de mergulhar o tomate por segundos em água fervente, a pele sai praticamente sozinha.

Depois de mergulhar o tomate por segundos em água fervente, a pele sai praticamente sozinha. Foto: Walter Costa/Estadão

Agora que aprendeu a técnica, aproveite para fazer seus próprios tomates pelados e, depois, o molho de tomate mais fácil do mundo, com manteiga e cebola - receita da Marcela Hazan, que pede tomates sem pele e sem sementes -, ou belas bruschettas, italianíssimas - nesse caso, você vai precisar de dez tomates sem pele cortados em cubos.

Truques que vão mudar seu jeito de cozinhar

Guia dos tomates enlatados

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?